Arquidiocese de Manaus

Padres lançam livros durante o Curso de Realidade Amazônica realizado no ITEPES

“Ecoética Amazônica”, livro do Pe. Ricardo Castro, Diretor Executivo do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), foi lançado oficialmente na noite desta quarta-feira (19/2) no auditório da referida instituição. Na ocasião, também foram lançados os livros: “O Peregrino e o Caminho – Um encontro na intimidade de Deus” e “O peregrino nos caminhos da Amazônia”, ambos escritos pelo por Paulo Sérgio Vaillant, padre missionário da Arquidiocese de Vitória (ES), que está em Manaus participando do Curso Realidade Amazônica realizado entre os dias 5 e 20 no Itepes,  e que se prepara para passar três anos em missão no município de Lábrea.

O evento contou com a participação dos demais cursistas que estão inscritos no Curso de Realidade Amazônica que vieram de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países e também com leigos(as), religiosos(as) da Arquidiocese de Manaus, entre eles Pe. Zenildo Lima, Reitor do Seminário São José. O evento deu início por volta das 19h com um momento de acolhida e oração, conduzido pela assessora da extensão universitária do Itepes, Creusa Pinheiro, que agradeceu a presença de todos, enfatizando a importância desse momento ímpar, onde estava sendo realizado o lançamento de três livros muito úteis, abordando algumas questões da nossa região, mas sob pontos de vista diferentes, mas que se completam e conversam entre si.

Logo em seguida, os autores foram convidados a compor a mesa, enquanto o público presente acompanhava Alex Pontes, trazendo o melhor das toadas dos boi-bumbás garantido e caprichoso. Após a apresentação do artísta regional, foi a vez dos escritores falarem um pouco a respeito de suas respectivas obras, que envolve um trabalho de anos de pesquisa e coleta de informações, não só baseadas em pensamentos outros escritores, como no caso do livro do Pe. Ricardo, que é a primeira parte de um sequencia de três livros, mas também em experiências vividas no ambiente de missão, como no caso do livro do Pe. Paulo Sérgio, que é praticamente uma coleção de relatos de carater autobiográfico. Após esse momento, foi realizado o encerramento e todos os presentes puderam adquirir seu exemplar, com direito a autógrafo e fotos com os autores. 

Sobre as obras segundo os autores

De acordo com o Pe. Ricardo Castro, sua obra é uma reflexão filosófica a respeito da problemática ética, mas da ética que envolve a natureza a partir do princípio do ‘bem viver’ e do pensamento do filósofo Hans Jonas. “A ética por muito tempo ela esteve limitada à relações humanas, então diante do conceito de Amazônia e os grandes desafios que ela enfrenta, nós precisamos recobrar uma ética que nos ajude a tecer novas relações com a natureza e a gente faz isso resgatando uma compreensão ética dos povos andinos que é o ‘bem viver’ e o pensamento também de um grande autor de ética natural que é Hans Jonas. Essa obra é parte de dois outros livros que já estou em processo de elaboração, um sobre ‘pajelança’ e o outro seria o princípio ‘comunidade’, porque a maioria da nossa vivência na Amazônia ela inclui a vida comunitária”, explicou o diretor do Itepes.

De acordo com Pe, Paulo Sérgio, seus dois livros são de caráter autobiográficos, no sentido de relatar suas próprias experiências como missionário e peregrino. “Esses são livros escritos ao longo do caminho, o primeiro (o Peregrino e o caminho), foi escrito em 1997 e só publicado 20 anos depois; o segundo são relatos que eu escrevi ao longo de dez anos que vivi aqui na Amazônia na Equipe Itinerante, fazendo anotações de viagens e encontros e depois selecionei algumas narrativas que agora estou partilhando por meio desses livros. São experiências que pra mim dizem muito e que me fazem cada dia mais seguir o prazer de continuar o caminho”, comentou o padre de maneira alegre e emocionada.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *