Arquidiocese de Manaus

Formação litúrgica acontece simultaneamente na Região Episcopal N. Sra. dos Remédios e dos Navegantes

O Serviço de Animação Litúrgica (SAL), realizou na manhã deste sábado (15/2), a Formação Litúrgica tendo como público alvo os Ministros da Palavra e Agentes da Pastoral Litúrgica da Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes e Região Episcopal N. Sra. dos Remédios. O evento aconteceu simultaneamente em dois lugares, na Paróquia São Jorge, que recebeu cerca de 90 pessoas da Região dos Remédios e na Paróquia de Santa Rita de Cássia, onde reuniu aproximadamente 60 pessoas da Região dos Navegantes. Em São Jorge, o encontro foi conduzido pelas Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre e, em Santa Rita, contou com a presença do bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, dom Tadeu Canavarros, que também é o vigário episcopal da referida Região.

No dia 8/2, esse mesmo evento também ocorreu na Região Episcopal N. Sra. Aparecida, tendo como sede a Área Missionária Santa Clara e, de acordo com Viviane da Silva, da equipe do SAL, esse evento que aconteceu nas três regiões episcopais, é uma continuação do projeto que se iniciou no ano passado. “Sabemos da carência que temos em ter padres em todas as celebrações de nossas comunidades paróquias e áreas missionárias, por isso estando dando sequência nessa formação iniciada no ano passado, com nossos Ministros da Palavra, para bem celebrar o domingo”, comentou Viviane.

E esse é realmente o objetivo desse encontro, com base no livro “A Celebração da Palavra no Dia do Senhor”, conforme explicar melhor a Irmã Marinêz Cantelli. “Para trabalharmos tudo que está no livro nós precisaríamos de um encontro de três dias a uma semana, hoje estamos dando foco apenas nos ritos Tríduo Pascal e com isso queremos despertar a necessidade de estudar, rezar e capacitar bem os Ministros da Palavra para celebrar bem com as comunidades o Dia do Senhor, daí a importância e o valor da gente saber utilizar desse livro que foi pensado para o Regional e assim ter mais segurança para presidir a celebração”, disse Ir. Marinêz.

As palavras do bispo

Durante o encontro Dom Tadeu salientou a importância da formação, assim como a ajuda dos leigos e religiosas que ajudaram na realização do evento. “É sempre muito importante para a nossa vida, ter essa formação permanente, que possamos aproveitar intensamente e fazer frutificar a Palavra de Deus por meio da nossa preparação diária para realmente sermos anunciadores eficazes. Que possamos dar esses passos e assim conhecer mais a realidade do nosso Ministério e ao mesmo tempo somarmos como Ministros e levarmos a frente o plano de evangelização da nossa arquidiocese”, disse Dom Tadeu.

Texto colaboração: Francisco Alves

Fotos colaboração: Francisco Alves e Pascom Santa Rita de Cássia

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *