Arquidiocese de Manaus

SAL promove formação litúrgica na Região Episcopal N. Sra. Aparecida

Cerca de 170 pessoas provenientes dos setores Padre Pedro Vignola e Pe. Ruggero Ruvoletto, participaram na manhã deste sábado (8/2), da Formação Litúrgica promovida pelo Serviço de Animação Litúrgica (SAL), que teve como público alvo os Ministros da Palavra e Agentes da Pastoral Litúrgica da Região Episcopal N. Sra. Aparecida. O evento foi sediado na Área Missionária Santa Clara (AMSC), sendo realizado no Centro Pastoral Santa Clara, contando com a presença das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre que acompanham o SAL e dos padres Enésio Severino sjc, (pároco da AMSC); Amado Alves, sjc, (Vigário Paróquial) e Roberto Bovolenta (Vigário da Área Missionária Santa Monica), além de Dom Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus e, Dom José Albuquerque, Bispo auxiliar e vigário episcopal da referida Região.

A formação começou por volta das 8h com a oração, em seguida veio a acolhida calorosa. Depois com a maioria dos agentes presentes aconteceu a oração do oficio divino e a apresentação do livro “Celebração da Palavra no Dia do Senhor”, que serviu de subsídio para todo o encontro. Após o lanche, houve o retorno para a apresentação das vivência do Tríduo Pascal, que foi dividido em sete grupos que se apresentaram na igreja. Depois foi realizada a conclusão com as dúvidas que foram tiradas pela irmã Marinez Cantelli. Vale ressaltar que, antes do encerramento, Dom Leonardo e Dom José disseram algumas palavras de agradecimentos aos participantes.

Em sua fala o nosso Arcebispo exortou os ministros a fazerem as comunidades celebrarem bem a palavra. “Gostaria de deixar uma palavra de gratidão pelo serviço que vocês prestam para nosso igreja e nossas comunidades, pois a nossa igreja não vive sem a Palavra de Deus, é ela que nos alimenta e nos desperta para a Fé. Ela antecede o pão, pois na eucaristia nós primeiro recebemos a Palavra e depois o Pão. Sabemos que as vezes as comunidades não tem oportunidades de celebrar a eucaristia, mas graças a vocês tem a oportunidade celebrar a Palavra de Deus, que é Jesus presente em nosso meio. Por isso fica aqui minha gratidão e peço para que possamos cada vez mais aprofundar essa missão e vocação, para que as nossas comunidades possam celebrar bem e possam sentir Jesus”, disse Dom Leonardo.

O Arcebispo também deixou como sugestão que, em nosso rito, possamos instituir a entrada da Palavra de forma solene na comunidade, para que a comunidade sinta que vai receber o dom da palavra e que nos dias de festas, onde for possível, insensar a Palavra de Deus. E no fim da celebração da Palavra, para que os Ministros possam abençoar a comunidade com a bíblia, fazendo o sinal da cruz com a bíblia de forma silenciosa, sem precisar dizer nada. “A celebração da Palavra de Deus é muito importante, temos essa sugestão que já conversei com Dom Tadeu e Dom José, mas isso tudo vamos fazendo devagar, colocando também por escrito e encaminhar essas ações”, comentou Dom Leonardo.

Antes de encerrar, dom José agradeceu a visita de Dom Leonardo e também à equipe do SAL e aos párocos anfitriões do encontro, assim também como alguns diáconos permanentes que se fizeram presentes e finalizou apresentando os participantes dos dois setores e suas respectivas áreas missionárias. Depois foi realizada a oração final e a benção lembrando que essa formação também ira acontecer no próximo dia 15, nas outras duas Regiões Episcopais: N. Sra. dos Navegantes e N. Sra. dos Remédios.

Texto colaboração: Edilúcio Carneiro e Hudson Santana

Fotos colaboração: Edilúcio Carneiro e Socorro Seixas


One comment on “SAL promove formação litúrgica na Região Episcopal N. Sra. Aparecida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *