Festejos em honra à N. Sra. dos Navegantes encerra com procissão e missa presidida por Dom Leonardo

A Área Missionária N. Sra dos Navegantes (AMNSN), realizou neste domingo (2/2), o encerramento dos festejos em honra à padroeira com procissão e missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner. A procissão teve início por volta das 17h30, saindo da Rua Bom Jesus, fazendo um breve percurso pelas ruas do bairro até retornar à igreja da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizada à Rua da Paz, 12, Mauazinho, onde aconteceu a celebração, concelebrada por Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e vigário episcopal da Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes, auxiliados pelos diáconos Armando Borges e Raimundo Nonato.

Os festejos desse ano tiveram como tema “Nossa Senhora, nos ensine a sermos sensíveis com os necessitados” e lema “Reconheceu, exaltou e serve seus filhos com gratidão”. A AMNSN é composta por oito comunidades e, de acordo com o diácono Armando, em todas elas os festejos encerram com procissão e missa. “Ao longo dos anos temos oito procissões e missas em honra aos padroeiros de nossas comunidades, geralmente fazemos o novenário nas casas dos comunitários, como a igreja em saída, e finalizamos com o tríduo na igreja e, no ultimo dia temos a procissão seguida da missa. É uma área muito participativa, onde as famílias se envolvem em todos os festejos”, comentou o diácono que também é o administrador paroquial.

Outro fato importante e marcante neste festejo, foi a presença de Dom Leonardo Steiner, o novo Arcebispo de Manaus, que no último dia 31/1 foi acolhido oficialmente pela Arquidiocese de Manaus, em uma missa solene na Catedral Metropolitana. Dom Leonardo fez questão de participar dos festejos e, ao final da procissão, recebeu a todos na porta da igreja, saudando com um sorriso e com a sua benção. “Com a presença de Dom Leonardo, nós nos sentimos fortalecidos em nosso trabalho a frente da AMNSN, é uma injeção de ânimo, pois, ter o pastor em nosso meio é uma honra e representa o sinal da unidade que vem nos enriquecer e motivar”, disse diácono Armando.

Durante a celebração, já com a igreja lotada ao ponto de ficar pessoas em pé nas laterais, todos não escondiam a alegria de estarem participando da primeira missa presidida pelo no Arcebispo em uma comunidade. Dom Leonardo também se mostrava muito feliz com o acolhimento de todos e, durante a sua homilia, ressaltou as leituras do dia onde se falou a respeito da apresentação de Jesus, quando Maria e José apresentaram Jesus para ser consagrado e como nós devemos aceitar Jesus em nossos braços e vivê-lo segundo a nossa história da fé; o arcebispo também lembrou que se comemorava o dia do consagrado(a), pessoas que se inspiraram em Jesus, recebem a sua vida e se consagram a favor do Reino de Deus e finalizou a homilia salientando a importância de celebrar N. Sra. dos Navegantes.

“A vida é uma navegação, a vida é uma travessia e toda travessia não é tão simples, nós temos que enfrentar o banzeiro, nós temos que enfrentar as ondas, mas N. Sra. dos Navegantes sempre vai estar ao nosso lado nos oferecendo Jesus e com Ele nós atravessamos qualquer sofrimento, os momentos de violência da nossa comunidade, momentos de incompreensão da comunidade, os momentos de dificuldade em nossas famílias, mas para isso devemos chegar perto da nossa padroeira, para que ela nos ajude na travessia e que nos ensine a ser navegadores na fé e não nos deixei-nos intimidar, porque Ela está conosco oferecendo Jesus”, comentou o Arcebispo.

Antes de encerrar a celebração, as crianças da Infância Missionária, vestidas de anjinho, fizeram uma breve dinâmica encenando a coroação de Nossa Senhora, em seguida Dom Leonardo pediu para que todos juntos rezassem uma Ave Maria e, em seu agradecimento final, lembrou de todos que contribuíram de maneira direta e indireta na realização dos festejos, tanto leigos, como as religiosas que atuam na AMNSN. Após a benção final, Dom Leonardo posou para fotos e selfies com os participantes presentes e líderes das comunidades, grupos de coroinhas e da Infância Missionária que não deixaram de registrar esse momento histórico com a presença do novo Arcebispo.