Arquidiocese de Manaus

PJ realiza a abertura da 10ª Semana do Jovem Líder (SJL) no Colégio Amazonense Dom Pedro II

A Pastoral da Juventude (PJ) Arquidiocesana, realizou nesta segunda-feira (27/01) a abertura da 10° Semana do Jovem Líder (SJL), que contou com a presença de mais de 150 jovens provenientes dos 12 setores da Arquidiocese de Manaus e até da prelazia de Borba. A abertura do evento aconteceu nas dependências do Colégio Amazonense Dom Pedro II, trazendo como tema “Fazendo jovem e linda a nossa história”. O evento se estende até o dia 1º de fevereiro, de 18h às 21h e pretende reunir cerca de 400 jovens que atuam nas comunidades, áreas missionárias e paróquias da Arquidiocese de Manaus. Na abertura o evento teve como palestrantes o Pe. Zenildo Lima, Reitor do Santuário São José e da Secretária Nacional da PJ, Michelle Gonçalves.

E, sendo um evento de jovens para jovens, é claro que alegria e descontração não poderia faltar do início ao fim, desde acolhida, com a apresentação animada dos jovens por setores da arquidiocese, tudo isso com muita dança, diversão, reencontro de velhos amigos, reflexões e homenagens, como a mística inicial, buscando resgatar toda a história da SJL nesses 9 anos de eventos, daí chegamos nossa edição de número de 10, mostrando o quão foi importante a missão da PJ nesse chão amazônico, dentro da própria mística várias pessoas com fitas entraram para demonstrar e simbolizar as diversas mãos que ajudaram a construir essa grande caminhada, pois afinal, são 10 anos de SJL na Arquidiocese de Manaus, uma década formando, evangelizando e protagonizando centenas de jovens.

Logo após esse momento de abertura, Pe. José Roberto deu a benção inicial e foi realizada a mesa de abertura. Em virtude da forte chuva, todos tiveram que se acomodar dentro de uma das salas de aula do colégio e, mesmo que meio apertados, continuaram até o fim, se acomodando como podiam para ouvir Pe. Zenildo falar de maneira extrovertida sobre a importância do jovem dentro da igreja e na sequência Michelle falou sobre a expectativa da troca de experiências e como está disposta a tanto ouvir como ensinar. Durante a semana também haverá momentos orantes, celebrativos e formativos, com a realização de várias oficinas, para desenvolver a caminhada dos grupos de jovens, despertá-los para a missão e, principalmente o anúncio do evangelho de Cristo.

Palavra dos formadores

Michelle Gonçalves é do Regional Nordeste 4, natural do Piauí, paróquia de São Cristovão – Diocese de Picos, é formada em Letras e Pós em Docência do Ensino Superior, está desde 2012 na caminhada da PJ e assumiu recentemente a Secretaria Nacional. Está em Manaus pela primeira vez e, durante a SJL pretende beber da fonte de um dos lugares que segundo ela é profético.

“Ainda não tinha vindo aqui, mas a gente sabe que é uma terra de tanta luta, terra profética que tem uma juventude muito protagonista, engajada e comprometida com a missão. A minha expectativa na SJL é que seja um espaço de partilha de experiências de vida e construção coletiva e que a gente olhe para essa juventude que está por aqui com muito carinho e afeto. Durante a semana, estarei dando uma formação nas oficinas falando sobre “Juventude e mundo contemporâneo”, fazendo a abordagem dos jovens nos dias de hoje”.

Enquanto Michelle é uma novidade para os jovens de Manaus, com seu cabelo avermelhado e seu sotaque nordestino, Pe. Zenildo já é um antigo conhecido e, disse algumas palavras sobre a juventude, sempre com aquela alegria e irreverência que lhe é característica, recorrendo à algumas anotações e citações de livros, salientando a importância dos jovens e como a SJL é a oportunidade do jovem ser protagonista e ser ouvido.

“É o ressuscitado que anima a nossa caminhada, é o ressuscitado que anima nossa vida e, a PJ é vida! a força da igreja está na juventude e a SJL tem que ser uma grande experiência nossa de escuta, tanto da juventude, como do evangelho, pois, é por causa da PJ que nós não perdemos os nossos sonhos, é por causa da PJ que nós fazemos jovem e linda a nossa história”, disse Pe. Zenildo.

Programação da 10ª SJL

Dia 27/1 – 18h, abertura e mesa de abertura

De 28 a 31/1 – 18h, Oficinas e formações nas turmas de iniciação, discipulado, missão e assessoria.

Dia 31/1 – 19h na Igreja da Matriz, participação dos jovens na missa de acolhida de Dom Leonardo Steiner.

Dia 1/2 – 18h, Encerramento, celebração eucarística e noite cultural

Mais sobre a SJL

A Semana do Jovem Líder tem caráter formativo e busca fortalecer as lideranças da Pastoral da Juventude. De forma processual e contínua, de acordo com as etapas de crescimento e amadurecimento do jovem, propõe à juventude um espaço de aprofundamento da fé cristã, ajudando-o a realizar de forma comprometida sua opção, em vista da construção da Civilização do Amor.

Para mais informações e inscrições entrar em contato com a Secretaria da Pastoral da Juventude, falar com Gabriel Barbosa: 99473-8111 ou via e-mail para: secretariapjarquimanaus@gmail.com

Com informações de Wendell Sousa, CAPJ Setor Dom Luiz Soares.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “PJ realiza a abertura da 10ª Semana do Jovem Líder (SJL) no Colégio Amazonense Dom Pedro II”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *