Arquidiocese de Manaus

Celebração marca a despedida de Pe. Alejandro Gollaz e a posse do novo pároco da Amicom, Pe. José Luiz

A Área Missionária Imaculado Coração de Maria (Amicom), localizada no bairro de Santa Etelvina, celebrou na noite deste domingo (26/1), a santa missa de posse do seu novo pároco, Pe. José Luiz, ex-vigário paroquial que agora assume a Amicom com a saída de Pe. Alejandro Gollaz, que retorna ao México para viver o seu ano sabático. A celebração foi realizada às 19h na igreja Imaculado Coração de Maria, presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Sergio Castriani, contando também com a presença dos padres da consolata, Rosalino Dall´aguese e Francisco Lopes e também de Pe. Antônio Estrada, superior da congregação de Guadalupe e pároco em Itacoatiara, auxiliados pelo diácono Roberto Moraes.

Uma das características da Amicom é o fato de seus padres serem mexicanos Missionários de Guadalupe na Amazônia, sempre muito sorridentes, comunicativos, que trazem toda aquela alegria latina até mesmo nos momentos de despedida. E foi exatamente o que se viu durante a celebração, que lotou a igreja com representantes de todas as comunidades que vieram acolher Pe. José Luiz como seu novo pároco e também dizer um até breve ao Pe. Alejandro durante o período de um ano em que estiver fora, estudando, descansando, se aperfeiçoando seus conhecimentos até retornar novamente para a missão na Amazônia. O povo é claro que rendeu várias homenagens a ambos os padres, sem esquecer também de homenagear e agradecer a Dom Sergio por todos os anos de pastoreios que viveu como pastor da igreja de Manaus.

“Dom Sergio, apesar de suas limitações, dá esse testemunho tão bonito a todos nós e aqui deixamos nosso agradecimento ao seu ministério e por ter acompanhado a nossa Arquidiocese de Manaus, na dinâmica da vida comunitária. Agradecemos por ter estimulado a vida dos cristãos, leigos e leigas nas diversas pastorais, movimentos e serviços, como caminho de evangelização. Nosso agradecimento pelo pastoreio junto aos nossos irmãos sacerdotes, diáconos, colaborando com eles junto às nossas áreas missionárias e paróquias e, nosso agradecimento em especial, pela sua atenção pela Amicom, se fazendo sempre presente em momentos especiais e de escutas. Rogamos para que em sua nova etapa de sua vida, continue a ser luz em nossas vidas e que possamos partilhar de seus ensinamentos”, disse Israel Dourado, coordenador de Pastoral da Amicom.

Padre Alejandro também foi homenageado com muito carinho e emoção, por outro representante da comum idade que até citou trechos de canções populares. “Pe. Alejandro é um homem de muitas qualidades e espirito jovem, autêntico, determinado, com um grande carisma e um sorriso cativante que está registrado em nosso coração. Você veio como aquele que prepara os caminhos do Senhor e chegou sendo a esperança dos desesperados. Amigos para sempre é o que nós queremos ser, por que amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito e hoje não é uma despedida e sim um até logo e é importante lembrar que, se fica tanta saudade, é porque o que vivemos foi realmente importante. Seja feliz e que você encontre em seus dias, a realização que tanto almeja como grande missionário”, comentou o Sr. Tadeu de Sousa, coordenador da Pastoral do Dízimo.

Pe. José Luiz há três anos já atua na Amicom, por esse motivo já é um antigo conhecido e amigo de todos que agora tomou posse e assumiu oficialmente o comando da Amicom.Também recebeu o carinho da acolhida comunidade nas breves palavras de Rodrigo Duarte, coordenador Administrativo da Amicom. “Pe. José Luiz já conhece nossa realidade e não podemos deixa-lo caminhar só, temos que apoiá-lo e que ele possa sempre contar conosco, com todas as lideranças da comunidade e todas as pessoas que participaram diretamente do trabalho missionário aqui na Amicom, que possamos ser verdadeiros amigos de caminhada e que Deus abençoe seu ministério”, concluiu.

Posse do Pe. José Luiz

O rito de posse consistiu na Leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, realizado por padre Alejandro logo após a procissão de entrada e a benção e boas vindas do bispo, seguida pela Profissão de Fé do novo pároco, onde ele proclama que crê firmemente e professa todas as verdades que estão contidas no símbolo da fé. Após a homilia, temos o rito de tomada de posse do novo pároco propriamente dito, quando são feitas as Renovações das Promessas Sacerdotais e a entrega de alguns símbolos que serão usados pelo padre no exercício de seu ministério.

Durante esse momento, Pe. José Luiz recebeu das mãos de Dom Sergio, as chaves da igreja, do sacrário, batistério e confessionário, além de receber também a estola roxa, instrumento para a administração do sacramento da penitência e finaliza realizando o Juramento de Fidelidade, após esse momento, Dom Sergio declarou o novo padre empossado e recebeu o abraço dos outros padres e o aplauso da assembleia. “Agradeço a Dom Sergio que sempre foi um pai para nós e um exemplo de bom pastor e também agradecemos ao Pe. Alejandro por esse ano de serviço. Obrigado a todos pelo carinho”, disse o pároco no seu discurso final.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *