Arquidiocese de Manaus

Catequese e Liturgia participam de formação com Pe. Thiago Faccini

Com o tema “Catequese e Liturgia na Iniciação à Vida Cristã”, cerca de 415 pessoas participaram do primeiro encontrão promovido pela Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS), que aconteceu de 8h às 17h no auditório das faculdades FAMETRO, localizada na Av. Constantino Nery. O encontro teve como formador o Pe. Thiago Faccini, da Paróquia São José de Belém, pertencente a Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão de Liturgia da CNBB atuando no setor de Espaço Litúrgico, além de ser autor de vários livros, incluindo a série  O CAMINHO, que foi usado como subsídio durante toda a formação.

E, nem mesmo a forte chuva que desabou sob a capital amazonense, fez o público desistir de participarem de uma das formações mais aguardadas que, pela parte da manhã, ainda contou com a presença de Dom Sergio, Administrador Apostólico, que veio deixar uma mensagem para todos os presentes, sobretudo os catequistas e que com certeza foi um dos momentos mais emocionantes do encontro. “Excelente formação e excelente também a resposta dos catequistas da nossa Arquidiocese que se fizeram presente (mesmo com chuva!). Tenho certeza que saímos mais ricos de conhecimento, motivados para a missão e desafiados a viver com fé, amor e comunhão a IVC. E ainda fomos inspirados pela presença e testemunho de Dom Sergio. Nossos corações estão cheios de gratidão pelo dom da vocação desse Profeta”, disse Regina Marques.

De acordo com Rosália Gaspar, o encontro contou com a presença também de ministros da sagrada comunhão eucarística, agentes da pastoral do batismo, pastoral da juventude, pastoral familiar, pastoral do dízimo entre outros. “A adesão foi muito boa, tivemos que dizer não para quem quis se inscrever em cima da hora, pois hoje tivemos um grupo bem grande aqui e o auditório tem uma quantidade limitada. Só temos a agradecer por este momento que aconteceu, onde tivemos até a presença de Dom Sergio também deixando sua mensagem nessa formação para catequese e liturgia ministrada de forma brilhante pelo padre Thiago. Foi muito bom mesmo”, disse a coordenadora.

5ª Jornada litúrgica

Fora as formações para catequistas e liturgistas que ficou de ministrar não apenas na FAMETRO, mas também na igreja de Santa Teresinha, localizada no bairro do Alvorada 2 (sábado a partir das 19h) e na Área Missionária Sagrada Família, localizada na zona oeste de Manaus (domingo, de 8h às 12h), na agenda de Pe. Thiago também consta a participação na 31ª Assembleia da Associação dos Liturgistas do Brasil e a 5ª Jornada Litúrgica, evento acontecerá pela primeira vez em Manaus,no Centro de Formação Maromba, sendo realizado a abertura no dia 27 às 18h e o encerramento no dia 31, às 12h, com uma estimativa de 40 pessoas de todo o Brasil, entre liturgistas, professores de liturgia, presbitérios e etc.

“Todo início de ano nós nos reunimos para discutir um tema, essa no vamos refletir sobre “A celebração da Palavra de Deus” e escolhemos Manaus tendo em vista o Sínodo da Amazônia que foi realizado em 2019 e quem irá nós assessorar é Dom Geraldo Lírio, Arcebispo Emérito de Mariana que vai nos ajudar nessa reflexão, fora o fato de nós conhecermos um pouco mais dessa realidade da igreja de Manaus e do Amazonas, tendo em vista a necessidade da celebração da palavra e nós temos algumas pessoas daqui inscritas, para também partilhar um pouco da realidade de cada comunidade. Na quinta também teremos um momento de convivência para fazer um passeio pelo encontro das águas e conhecer mais de perto a realidade local”, explicou Pe. Thiago.

Mais informações em breve

Fotos colaboração: arquivo dos participantes

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *