Arquidiocese de Manaus

Fiéis participam do encerramento do novenário de São Sebastião com missa e arraial

A Igreja Católica de Manaus prepara-se para mais uma grande festa em honra a São Sebastião com o tema “São Sebastião, ajudai-nos a ver, ouvir e ter compaixão, dom e compromisso com a vida”, que acontece nesta segunda 20/01, com procissão e missa campal presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Sergio Castriani. Antes disso, a Paróquia São Sebastião, iniciou no dia 11 de janeiro, o novenário em honra ao padroeiro com celebrações começando sempre às 18h, tendo um padre convidado presidindo a celebração. O encerramento aconteceu na noite do dia 19/1, tendo como presidente o pároco Frei Paulo Xavier e Frei Carlo Maria Christolini, custódio dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, como concelebrante.

A celebração, que contou com a presença de aproximadamente 300 fiéis que lotaram a igreja, além de representantes da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matrizes Africana (Aratrama), que de acordo com o coordenador Alberto Jorge, há 17 anos participam dos festejos em honra a São Sebastião, como parte do projeto que combate a intolerância religiosa que abre as portas da igreja católica para os irmãos pertencentes a outras religiões. Durante a homilia, Frei Paulo falou a respeito da importância de dar o testemunho da fé, assim como fez São Sebastião, no início do cristianismo.

“Que alegria meus irmãos e irmãs estarmos aqui para celebrar a fé, isso significa dar testemunho de Jesus, estando preparados para servir a vida, às pessoas, a sociedade e que esse serviço seja a partir deste testemunho de viver em paz, em harmonia, sem descriminar e servindo a todos, de todas as religiões e crenças. Nós recebemos essa graça maravilhosa de ver Deus em Jesus, o cordeiro de Deus, o enviado e que assim consigamos permanecer caminhando juntos na unidade, na paz, na justiça, pelo amor e que Jesus ofereça sempre para nós o seu espírito, gerando esse vínculo sinodal nos ajudando a cultivar um mundo novo, cuidando sempre da vida que é dom de Deus”, disse o Frei.

Ainda de acordo com o Frei, o novenário foi uma oportunidade de divulgar também as ações evangelizadoras, assim como cada dia teve uma temática diferenciada. “Os três primeiros dias abordamos o VER, analisando nossa realidade; os outros três foi relacionado ao JULGAR, aquilo que nos motiva à luz da palavra de Deus e dos documentos da igreja a julgar essa realidade e, os três últimos dias abordamos a AÇÃO, como vamos levar em frente a nossa ação no comprometimento com a vida”, explicou. Assim como aconteceu com o sábado, após a missa aconteceu o arraial no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, com atrações musicais, brincadeiras, guloseimas e comidas típicas.

Temática e celebrante de cada dia do novenário

1º dia. Tema: O bom samaritano, anúncio da compaixão e cuidado com a vida. Celebrante: Frei Carlos Acácio.

2º dia. Tema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. Celebrante: Frei Regivaldo.

3º dia. Tema: O olhar da indiferença gera ameaças. Celebrante: Pe. Marcos Aurélio.

4º dia. Tema: O que destrói a natureza. Celebrante: Pe. Filipe Bauziére.

5º dia. Tema: Compaixão de Jesus, romper a indiferença. Celebrante: Pe. Agildo Alves.

6º dia. Tema: Compaixão é ter mais compaixão nas mãos. Celebrante: Pe. Mauro Cleto.

7º dia. Tema: Compaixão é ter mais justiça no coração. Celebrante: Pe. Eduardo Santos

8º dia. Tema: O cuidar de Jesus, disposição para servir. Celebrante: Pe. Milton Both.

9º dia. Tema: O que destrói a natureza. Celebrante: Frei Paulo Xavier



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *