Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Enésio Severino toma posse como novo pároco da Área Missionária Santa Clara

Na noite desta quarta-feira (7/1), o padre Enésio Severino da Silva, da congregação religiosa brasileira intitulada Sociedade Joseleitos de Cristo (SJC), ou seja, eleitos de São José, tomou posse como novo pároco da Área Missionária Santa Clara (AMSC), Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de posse aconteceu às 19h30, na Igreja Santa Clara, localizada à Travessa Itubera, nº 29, Conjunto Américo Medeiros, bairro Cidade Nova, sendo presidida pelo Bispo Auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque, concelebrada pelo ex-pároco, o Pe. Jailson Félix e pelos padres Carlos Romero, representando o Setor Padre Pedro Vignola e Claudi Gonçalves, representando o clero arquidiocesano, auxiliados pelos diáconos Francisco Pina e Francisco Alves.

Após o rito da procissão de entrada, Dom José fez a acolhida do novo padre e saudou a todos os presentes com muita alegria, muitos vieram das outras comunidades que fazem parte da AMSC e, enfatizou também a presença de padre Jailson e seu trabalho realizado como pároco desde janeiro do ano passado. “Pe. Jailson está indo para São Paulo, onde vai começar uma nova missão em uma paróquia neste próximo sábado, foi chamado para essa nova tarefa pela congregação e ficamos felizes, pois sabemos que os padres estão de passagem, a gente semeia e outros vão colher e, tenho certeza que o padre Enésio vai colher bons frutos que o padre Jailson plantou nesse último ano nas comunidades”, comentou o bispo auxiliar.

Na sequência foi realizado a leitura do documento de nomeação pelo diácono Francisco Pina e, logo depois Pe. Enésio, diante do altar, realizou sua Profissão de Fé. Depois disso a celebração seguiu normalmente e, após a homilia de Dom José, foi realizado a renovação das promessas sacerdotais e a entrega de alguns instrumentos que o novo pároco irá desempenhar no exercício de sua função, como: Estola; Chaves da Igreja; Chaves do Sacrário e Batistério (subsídios para a realização do sacramento do Batismo). Após esse momento, Dom José declarou o novo padre empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco, onde ele promete exercer com alegria durante a leitura do juramento de fidelidade.

Ao final da celebração, os coordenadores deram as boas vindas ao novo pároco e agradeceram ao padre Jailson, pelo trabalho realizado. Pe. Jailson aproveitou a oportunidade para fazer um breve discurso de despedida e agradecimento. “Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado coragem e força para passar esse ano junto com vocês. Também agradeço ao nosso Arcebispo Dom Sergio por ter confiado em mim mesmo que hospitalizado. A todos que contribuiram deixo meu muito obrigado e acredito que o trabalho realizado é o resultado de um esforço coletivo, nós somos capazes de mudar, basta querer e foi isso que sempre pedi para todos vocês e que Deus ilumine a caminhada de Pe. Enésio, junto com o Pe. Amaro que em breve estará chegando”, disse Pe. Jailson.

Antes da benção final, o novo pároco também disse algumas palavras, falando da expectativa para a nova missão que espera realizar com a ajuda da comunidade. “Acho importante nós darmos a atenção ao plano de evangelização da Igreja de Manaus e assim caminharmos juntos crescendo na fé e nós devemos sempre olhar a mensagem de Jesus, pois compreendemos que assumir que sermos batizados é como ser tudo para todos, por isso temos que dispensar a tentação de querer fazer o que bem quer e temos que olhar com amor o que é bom para toda a comunidade e não o que é bom apenas para mim. Vamos juntos ser discípulos de Nosso Senhor olhando a vida de nossa padroeira Santa Clara e que Deus nos abençoe”, comentou o novo pároco.

Homilia de Dom José

Durante a homilia de Dom José, o bispo auxiliar falou sobre a importância da Palavra de Deus, da oração e do pároco dentro de uma comunidade. “A oração é o momento que nós encontramos o discernimento e a sabedoria para enfrentar as dificuldades, não é apenas um monólogo e sim é um momento de escuta, de escutar a Palavra de Deus que até hoje nos fala pois, o nosso Deus não é omisso às nossas provações. A nossa vida é uma caminhada, uma procissão e não podemos caminhar sozinhos, por isso que nós sempre estaremos unidos a vocês e ao novo pároco, Pe. Enésio, que foi escolhido por Deus para ser o pai espiritual de vocês e, se querem ter um bom pastor no meio de vocês, não se esqueçam de rezar pelos padres, pelos bispos, pelo Papa e que assim Pe. Enésio seja muito amado por vocês e que possa retribuir a confiança que Deus e a Arquidiocese está lhe entregando a partir de hoje”, disse Dom José.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *