Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese de Manaus lança nova e oficial logomarca e apresenta orientações iniciais para seu uso

Dom Sergio Castriani, atualmente administrador apostólico, apresenta carta pastoral em que comenta sobre o processo de produção da nova e oficial logomarca da Arquidiocese de Manaus que deve ser usada a partir do dia 31 de dezembro de 2019. Confira!

CARTA PASTORAL

USO DA LOGOMARCA OFICIAL DA ARQUIDIOCESE

Desde o final de 2018, sob meu acompanhamento e orientação, a equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) vem fazendo uma pesquisa sobre a marca da Arquidiocese de Manaus.

Ao longo desse período, fomos conversando sobre isso, procurando estudar sobre como outras arquidioceses no mundo inteiro identificam-se.  Cada uma escolhe os elementos com os quais mais se identifica, que variam entre os arquitetônicos, os brasões e a simbologia católica.

Na Arquidiocese de Manaus, há muitos anos temos usado a imagem da Catedral para identificar nossa Igreja. Tem gente que concorda e outros que discordam. Aos que discordam, sugiro que lembrem que o termo catedral deriva do latim “Ecclesia Cathedralis”, e é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial do bispo. Ela é a Igreja-Mãe.

O estudo da marca da Arquidiocese nos levou a pensar numa proposta de redesenho do que vinha sendo usado, levando em conta alguns aspectos no processo de criação:

– A Igreja deve ser a casa-mãe.

– A Igreja deve ser acolhimento para a comunidade.

– Ao mesmo tempo a Igreja deve sair em busca do outro.

– Essa casa deve ser o espaço do encontro, lugar de ternura, lugar das famílias, com suas portas sempre abertas.

– Nessa casa encontra-se o Pão da Palavra e da Eucaristia e, ao mesmo tempo em que acolhe, está sempre em saída, por sua natureza missionária.

Também pensamos que era necessário facilitar sua aplicação nas diversas peças onde ela pode ser utilizada e ser de baixo custo de produção. Por isso, optamos pelo uso de linhas simples, apenas uma cor e uma família tipográfica já presente nos computadores.

Todo esse estudo foi feito com a assessoria do design gráfico Lúcio Cavalcanti que, de forma voluntária, foi nos ensinando a conhecer melhor esses aspectos tão importantes e necessários no mundo das marcas. Ele está produzindo o manual da marca da Arquidiocese de Manaus, onde será possível encontrar todas as orientações para o uso correto dela.

Agradeço ao Lúcio por sua dedicação e paciência. Tenho certeza que todo seu esforço será de grande importância para a Arquidiocese de Manaus, afinal de contas, a marca nos ajuda a fortalecer a nossa identidade.

Peço que todas as comunidades da Arquidiocese de Manaus procurem conhecer as recomendações para uso da marca e se empenhem para segui-las. Em caso de dúvida, as equipes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) podem esclarecer e orientar adequadamente.

Após consultar Dom Leonardo, nosso novo Arcebispo, apresentamos a logomarca oficial, de hoje em diante da Arquidiocese de Manaus.

Conto com a colaboração de todos!

Manaus, 31 de dezembro de 2019

Dom Sergio Eduardo Castriani

Administrador Apostólico



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *