Arquidiocese de Manaus

Pe. Francisco Oliveira é empossado novo pároco da A.M. Santa Catarina de Sena

Na noite de 27 de dezembro, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, deu posse ao presbítero Pe. Francisco Silva de Oliveira, Diocese de Paracatu/MG, como pároco da Área Missionária Santa Catarina de Sena (AMSCS), Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes – Setor Santa Rita de Cássia. A celebração foi realizada na igreja da comunidade de Santa Catarina de Sena (uma das sete comunidades eclesiais que compõe a AMSCS), localizada na Rua Álvaro Bandeira de Melo, 155 – Conj. Petrópolis, concelebrada pelo ex-pároco, Frei Alex Assunção da Silva (OFM) e pelos padres Charles Cunha e Sebastião Maia. A solenidade também contou com a presença de familiares e amigos do novo pároco, além também de vários comunitários de outras paróquias e áreas missionárias que Pe. Francisco atuou.

Após a procissão de entrada e as acolhida do bispo, Frei Alex leu a provisão e na sequência Pe. Francisco recebeu a estola branca. A celebração seguiu seu rito normalmente e, após o evangelho proclamado por Pe. Francisco. Dom Tadeu fez a homilia ressaltando a alegria de poder dar posse ao novo pároco em plena época de natal. “O nascimento de Cristo é o testemunho mais forte do amor de Deus pela humanidade, pois o nascimento de Jesus é uma aliança de amor que Deus estipula para sempre com todos nós. Tenho certeza que vocês estão recebendo um pastor bom, que caminhará junto com vocês, aprendendo com todos e exercendo a autoridade quando necessário, mas será discreto e educado e será o padre de todos”, disse Dom Tadeu.

Ao fim da homilia, a celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo bispo diante do público, após esse momento, foi realizada profissão de fé e, em seguida, Dom Tadeu realizou a entrega da chave da igreja, chave do sacrário e Estola Roxa para Confissão, declarando assim empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco. Depois desse momento, Pe. Francisco recebeu o abraço da paz do bispo, dos padres presentes e dos agentes de pastorais das comunidades em sinal de acolhida. Antes da benção final, também foi realizada pelos coordenadores das sete comunidades, uma linda homenagem ao Frei Alex, por todo trabalho realizado e por seu legado deixado, assim também como fizeram as boas vindas ao novo presbítero. 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *