O Pequeno Nazareno Manaus realiza formatura de 150 jovens do Projeto Gente Grande

O Pequeno Nazareno (OPN) Manaus, é uma organização coordenada pelo casal missionário Tommaso Lombardi e Elaine Elamid, foi fundado em Manaus no dia 13 de dezembro de 2013 com a finalidade de trabalhar no acolhimento de meninos em situação de rua, realizou na tarde desta sexta-feira (20/12) a formatura de aproximadamente 150 jovens do Projeto Gente Grande (PGG) que ocorreu às 14h no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), contando com a presença de várias autoridades ligadas ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), políticos, além do Dr. Lélio Bentes, Ministro do Tribunal Superior do trabalho e de Dom Sergio Castriani, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Manaus e grande apoiador do OPN desde a sua fundação.

De acordo com Tommaso, o PGG é um projeto do OPN que trabalha muito a parte humana e possui uma duração de oito meses, dividido em quatro ciclos: desenvolvimento humano; pedagógico; profissional e tecnológico. “Esse projeto ajuda os adolescentes a desenvolver seu potencial e realizar seus sonhos, a maioria dos jovens são do bairro Colônia Antônio Aleixo e trouxemos essa visão de ampliar os horizontes, porque esse curso também tem como objetivo e ajudar formar jovens aprendizes para as empresas. Já formamos 310 jovens, destes 175 já estão trabalhando em empresas e hoje temos uma fila de espera de mais de 400 jovens que querem participar”, comentou Tommaso.

Ainda de acordo com o coordenador, o que antes começou apenas voltado para os jovens de rua, agora já se expandiu para outros atendimentos. “Nosso projeto causou um impacto social muito positivo na Colônia Antônio Aleixo, inicialmente era um curso voltado apenas para os jovens que vendiam picolé, guardavam carro, pediam no sinal de transito, depois nós ampliamos para as famílias e para as comunidades, para que também possam alcançar os objetivos que estão dentro deles, pois não somos apenas um curso profissionalizante, mas também que trabalha o lado humano”, disse Tommaso. Com relação à formatura dos novos alunos, Tommaso afirma sem dúvida que é um momento de realização, porém é apenas mais uma etapa de uma caminhada.

“Eu penso que essa formatura foi um sucesso, um momento de conclusão do curso e de celebrar. Esses jovens lutaram durante oito meses e essa foi a chance de eles poderem dizer: ‘se nos derem uma oportunidade e nós vamos lutar para alcançar nossos sonhos e objetivos e mudar de vida, ganhar nosso próprio dinheiro’. Foi um desafio para eles, mas que estamos muito felizes com tudo realizado, com a presença de todas as autoridades e tudo de importante dito por cada um deles que nos ajudou direta e indiretamente”, comentou. Antes de finalizar o evento, alguns jovens do Projeto Embaixadores Jovens, composto por jovens que passaram pelo OPN deram um breve testemunho e ao final, Dom Sergio deu a benção a cada um dos jovens presentes.

Importância de Dom Sergio para o Pequeno Nazareno

Durante a formatura as autoridades presentes foram homenageadas com uma placa de agradecimento pelo compromisso firmado com OPN, entre eles Dom Sergio Castriani, cuja a presença abrilhantou muito ainda mais toda a cerimônia.

“Para OPN, a presença do arcebispo é uma honra, pois desde o início ele ficou muito interessado e perto do nosso movimento, até veio vivenciar e ficar conosco em algumas das atividades e tudo que lhe pedimos foi atendido com um sim e aqui nós só temos a agradecer pois sentimos a igreja católica perto de nós, fundamentando nossos caminhos e por isso nós homenageamos ele como reconhecimento de tudo que ele foi para nós durante todos esses anos”, comentou.