Arquidiocese de Manaus

Livro “O valor da oração” é lançado durante a 14ª edição do Encontro das Famílias

Nos dias 14 e 15 de dezembro, foi realizada a 14ª edição do “Encontro das Famílias”, tendo como tema Firmai os passos na vontade de Deus” e lema “Minha família é aquela que faz a vontade do meu Pai” (Lc 8, 19 – 21). O evento aconteceu de 8h às 16h na Comunidade Maria Auxiliadora, situada no bairro São José 3, pertencente à paróquia São José Operário – Setor São José Leste, tendo como formadores Pe. Kleber Farias, formador da congregação Oblatos de Maria Imaculada (OMI); Pe. Patrick Urias (OMI), pároco da Área Missionária Maria Imaculada (AMMI) e diácono Leonardo Lucas, fundador da Comunidade Filho Amado e que na ocasião, estava fazendo o lançamento do seu segundo livro intitulado “O valor da oração”, cuja a apresentação foi escrita por Dom Sergio Castriani, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Manaus, que se fez presente na manhã do segundo dia do encontro.

De acordo com o diácono Leonardo, cerca de 200 pessoas participaram nos dois dias, em momentos de ricas pregações e profundas de orações e convívio. “É um encontro anual que sempre realizamos em lugares diferentes, com o objetivo de reunir as famílias e fortalecer os lações familiares e por isso escolhemos esse tema para que a família permaneça na vontade e nos princípios de Deus, mesmo como tantas ideologias do mundo. Para isso trouxemos nosso antigo pároco da AMMI que junto com o pároco atual e eu também, fizemos os momentos de pregação, oração, animação e louvor”, comentou o diácono, um dos organizadores do evento e que também estava muito feliz pelo lançamento do seu segundo livro ao custo de R$ 20.00, onde toda à renda será destinada para a Comunidade de vida Filho Amado e seus projetos de evangelização.

Apresentação do Livro por Dom Sergio

Apresentar este novo livro do diácono Leonardo é para mim uma grande responsabilidade. Agradeço de coração a oportunidade de escrever algo sobre ele, como escritor, amigo, fundador, diácono da Igreja de Manaus. O livro foi escrito com o coração e de joelhos, que é como se deve estudar teologia, e este livro é um pequeno tratado de espiritualidade, uma das matérias do curso de teologia. O Leonardo é um homem de oração, que se tornou mestre pelo carisma recebido, conduzindo outros nos caminhos da intimidade com Deus.

Ele teve a sorte, que chamaríamos de Providência Divina de ter dois grandes mestres de vida e oração. Dois missionários americanos, que aos oitenta anos completos podem dizer que se transfiguraram no Senhor. Um missionário oblato de Maria Imaculada e outro jesuíta. Conheci, eu também estes dois homens, Pe. Guilherme e Pe. Ronaldo Colavechio. Os dois são citados ao lado de Santo Ambrosio e Santo Agostinho. Não faltam citações de Santa Terezinha do Menino Jesus e de Santo Afonso Maria de Ligorio, pondo o leitor em contato com o que há de mais precioso na Igreja Católica que é a santidade de seus membros.

As citações da Sagrada Escritura são numerosas, oportunas e bem encadeadas mostrando assim que a fonte da espiritualidade cristã é a Palavra de Deus. Nesta perspectiva bíblica de um Deus que ouve e que fala com seu Povo é que podemos entender que toda oração é um grande acontecimento. O encontro do Criador com a criatura nunca é um acontecimento banal. Ninguém reza inconsequentemente. A oração sempre tem efeito.

Como bispo, sou por definição um homem de oração. Rezar é a minha profissão. Missa diária e liturgia das horas são o meu pão de cada dia. No entanto, as muitas atividades da vida impedem muitas vezes a meditação pessoal, a leitura orante da bíblia e isto me inquieta. Lendo os diversos capítulos do livro fiz uma revisão da minha vida de oração. Por isto agradeço ao Leonardo o fato de ter escrito este livro, que esperamos não seja o último.

O importante é rezar. Que cada vez mais convencidos disto, façamos da vida um continuo retiro, permanecendo sempre atentos à palavra de Deus, para que o reino venha e para que a vontade dele seja feita.

Fotos colaboração: Pascom da AMMI



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *