Congregação do Santíssimo Redentor ordena dois novos padres no Santuário N. Sra. Aparecida

A Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR) – Vice Província de Manaus, realizou na noite deste sábado (14/12), no Santuário de N. Sra. Aparecida, a Celebração Eucarística na qual, pela imposição das mãos de Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo da Prelazia de Borba, foram ordenados presbíteros os diáconos Josivan Severino da Silva, com o lema presbiteral “Pois tudo é teu Senhor, amigo da vida!” (SB 11, 26) e Paulo Júlio Pinheiro Freitas, com o lema presbiteral “Fala-vos meu coração, minha face vos busca, a vossa face ó Senhor eu procuro” (SL 26, 8). Dom Sergio Castriani, Administrador Apostólico e Dom Gutemberg Régis, bispo emérito da Diocese de Coari, concelebraram. A celebração também contou com a presença dos padres redentoristas, do clero de Manaus, religiosos e religiosas.

Após a procissão de entrada, a celebração seguiu normalmente com as boas vindas de acolhida de Dom Zenildo. Depois da aclamação do Evangelho, Pe. Amarildo Luciano, Vice Provincial dos Redentorista de Manaus apresentou os candidatos a Dom Zenildo iniciando assim o rito de ordenação presbiteral que começa após a homilia e é marcado pela prostração do candidato; oração consecratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes sacerdotais, realizada pelos familiares; unção das mãos do neo presbítero; entrega do pão sobre a patena e o cálice com o vinho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Zenildo, Dom Sergio, Dom Gutemberg e os demais padres presentes, acolheram os novos sacerdotes.

Depois de ordenados, os neo-sacerdotes tomaram seus lugares ao lado de Dom Zenildo, Dom Sergio, Dom Gutemberg e dos demais sacerdotes no altar. “Agradecimento ao Dom Zenildo de coração e a Dom Sergio para que se sinta acolhido por todos nós e aos demais presbíteros presentes. Estendemos os agradecimentos aos missionários da congregação, aos nossos pais, familiares e ao povo de Deus que estão aqui. Peço que continuem rezando por nós e assim bendizemos a Santíssima Virgem Maria, a quem nós temos um carinho muito grande e agora eu convido a toda assembleia a cantarmos juntos num gesto de gratidão. Obrigado, obrigado, obrigado!”, disse Pe. Josivan que falou em nome do Pe. Paulo também.

Histórico dos novos padres

Josivan Severino da Silva, filho de Maria Lucia de Lima e Severino Caboclo da Silva. Nascido no dia 03 de junho de 1987 na cidade de Barra de Guabiraba-PE. Foi criado pelos seus avós José Batista de Lima e Judithe Maria da Conceição. Em meio a criação, Maria Solange dos Santos entra em sua vida ajudando em sua formação educacional, fez parte dando-lhe muito amor e carinho. Foi batizado no dia 26 de março do ano 1989 na paróquia São João Batista e crismado no dia 30 de outubro em Juazeiro do norte-CE no ano 1999.

No dia 26 de janeiro de 2008 entrou no seminário Copiosa Redenção em Manaus. Em 20ll conclui o curso de Filosofia. No ano de 20l4 fez pós graduação em Sagrada Escritura. Em 2015 fez o noviciado na cidade de Goiânia no estado de Goiás. Em 2018 fez o estágio pastoral no Suriname na capital de Paramaribo. Em 27 de abril de 2019 admitiu os votos perpétuos na Congregação do Santíssimo Redentor na Vice-Provincia de Manaus. E no dia 24 de agosto de 2019 foi ordenado Diácono, pelo bispo emérito de Coari Dom Gutemberg Freire Régis, celebração realizada no Santuário de Aparecida em Manaus.

Paulo Julio Pinheiro Freitas, filho de João Oliveira Freitas e Marilza Pinheiro Freitas, sexto filho de 08 irmãos. Nasceu no dia 05 de Maio de 1960 na cidade de Manaus-AM. Foi Batizado e Crismado no dia 26 de julho de 1960 na paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Casou com Sr. Fernanda Cerquinho Bandeira, numa cerimônia civil no dia 13 de fevereiro de 1986. Deste laço matrimonial teve um casal de filhos, João Paulo Bandeira Freitas e Luma Gabriella Bandeira Freitas. Em 03 de fevereiro de 1998, sua esposa faleceu.

De 2005 a 2009 iniciou a Escola Diaconal permanente, e no dia 26 de setembro de 2010 foi ordenado diácono permanente, pelo bispo auxiliar Dom Mario Antônio da Silva, na Catedral Metropolitana de Manaus. Após a ordenação diaconal, Paulo por amar muito a missão amazônica, foi convidado por Pe. Wolney Mourão, a começar a fazer uma experiência redentorista. Paulo Julio realizou o processo para a Ordenação Presbiteral, ingressando na Congregação do Santíssimo Redentor, na Vice Província de Manaus.

Em 2016, fez o noviciado em Tietê, São Paulo. No dia 29 de Janeiro de 2017 emitiu os primeiros votos temporários, celebrado na Paróquia Coração Imaculado de Maria. Em 14 de setembro de 2019, consagrou definitivamente a vida religiosa redentorista. No dia 13 de novembro fez seus votos perpétuos na assembleia anual dos missionários Redentorista.

Fotos colaboração: Alexandre Ribeiro, Pascom Santuário e Tanna Holanda, Correspondente DenverLink