Arquidiocese de Manaus

Cáritas realiza o I Seminário Inter Redes de Cooperação Solidária

Nesta quinta-feira (5/12), foi realizado no auditório Mãe Paula, localizado nas dependências do Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), o I Seminário Inter Redes de Cooperação Solidária. O evento é um parceria da Cáritas Arquidiocesana com a Rede Biribá (composta por oito grupos) e tem como objetivo, promover o encontro Estadual da Rede, dando visibilidade à sua atuação nos municípios e articular parcerias para o fortalecimento da comercialização e da verticalização dos processos produtivos.

De acordo Idete Saterê, agente Cáritas na linha de ação de EPS (Economia Popular Soldária), o Seminário Inter Redes é um Complemento da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, que este ano chega na sua nona edição, sendo realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro, das 8h às 21n na Praça da Matriz. Vale a pena ressaltar que a Feira é a culminância de Semana da Solidariedade, realizada pela Cáritas com atividades nas paróquias, áreas missionárias, escolas e universidades que visam um despertar para a cultura da solidariedade.

“Esse é o I Seminário de Inter Redes que acontece nesse formato, porque nos últimos oito anos nós fazíamos os seminários nas comunidades onde falávamos sobre a campanha da solidariedade por meio de palestras, oficinas. Esse ano fizemos a parceria com a Rede Biribá, que é composta por oito grupos econômicos solidários até o momento, de Manaus e do interior, que hoje estão reunidos aqui junto com os demais grupos para receber orientações sobre como se articular em redes, corporativismo, como atuar em conjunto para ter um lucro melhor e muitas outras orientações”, disse Idete.

O seminário começou às 8h30 com acolhida e apresentação dos participantes, na sequência  veio a mesa de abertura com o tema Fortalecimento das redes da Economia Popular e Solidária na região Norte, após o almoço teve continuidade com a Roda de diálogo com o tema As parcerias para a verticalização da Economia Solidária e Cooperação das Redes, ministrado por Marcela Vieira, representante da Cáritas Brasileira que atua em Brasília. Marcela falou de maneira clara e extrovertida, sobre esse tema muito importante, porém sem parecer chato ou cansativo.

“A Cáritas Brasileira apoia 12 redes no Brasil e a Rede Biribá, que é apoiada pela Cáritas Arquidiocesana, também está inserida em nosso projeto. Aqui estamos apresentando as redes como alternativa de enfrentamento ao desemprego e, a minha palestra nesta tarde, foi trabalhando os conceitos e princípios de economia solidária e também no fortalecimento da sociedade do bem viver, que trabalha com o consumo consciente, que trabalha os processos da agroecologia, que trabalha os processos dos cuidados com a terra e, esses empreendimentos que compõem a rede precisam beber dessa fonte e por isso apresentamos esse panorama”, explicou Marcela.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *