Arquidiocese de Manaus

Missa celebra o fim da primeira etapa do Curso de Teologia Pastoral e a entrega de certificados aos concluintes

Na noite de 3 de dezembro, foi realizada na igreja Menino Jesus de Praga, pertencente à Área Missionária São Paulo Apóstolo (AMSPA), Setor Padre Pedro Vignola-Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, a Certificação de 25 alunos que concluíram a primeira etapa do Curso de Teologia Pastoral da Escola de Fé e Vida Pe. Cristiano Muffler. A celebração foi presidida pelo padre Ricardo Castro, concelebrada pelo pároco Pe. Isaías de Lima e pelo vigário paroquial Pe. Pedro Cardoso.

O curso teve início no dia 2 de fevereiro, com encontros realizados todos os sábados das 14h às 18h no Centro Pastoral São Paulo Apostolo, totalizando uma carga horária de 220h e dez módulos. O curso foi uma parceria com o ITEPES, que forneceu a estrutura pedagógica e os formadores e a certificação foi realizada pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). “Estamos muito felizes com a conclusão dessa primeira turma, que teve como público alvo os catequistas, Ministros da Eucaristia e da Palavra, agentes de pastoral da AMSPA”, disse Pe. Isaias.

Segundo Antônio Lima, da equipe de coordenação do Curso de Teologia Pastoral, o curso foi pensando para dois anos e ano que vem será realizada a segunda etapa. “Nós teremos duas certificações e a outra será no fim de 2020, com o fim da segunda etapa quando concluímos os novos módulos que planejamos que são baseados em aulas teóricas e oficinas. Também abriremos outra turma no ano que vem para 50 alunos com aulas a noite na quarta e quinta, e acrescentando mais 25 alunos à turma de sábado a tarde”, comentou Lima, como é mais conhecido.

Ainda de acordo com Lima, o curso não é apenas para a comunidade da AMSPA, é aberto também para todos das áreas missionárias vizinhas que queiram fazer. O valor da mensalidade é de R$ 80 reais, mas pode ser negociado com a comunidade. “Nós conseguimos excelentes professores, mestres e doutores, religiosos e leigos fornecidos pelo ITEPES, mas a despesa é toda por nossa conta, somos uma escola autossustentável que se mantêm com a mensalidade dos alunos”, explicou o coordenador.

Homília

A celebração contou com a presença de familiares e amigos dos alunos, alguns vindos até de outras áreas missionárias, como Luciano Mota, da Área Missionária Família de Nazaré. Na homília de Pe. Ricardo, que também foi um dos formadores (nos módulos Pastoral Urbana e Revelação) foi destacado o importante papel do voluntarismo santo de São Francisco Xavier, o missionário que trabalhou intensamente pelo anúncio da boa nova aos povos da Ásia e do Extremo Oriente. Foi em vida terrena um grande realizador de batismos o que deve sempre assegurar que São Francisco Xavier deve servir, especialmente aos concluintes do curso pastoral, como modelo de Santidade e serviço ao próximo.

Colaboração e fotos: Pascom AMSPA

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *