Já se fala sobre o vírus HIV há mais de 30 anos.
O ano de 2019 marca a entrada na última década da meta 90-90-90 assumida pelo brasil, perante a organização das nações unidas (ONU).
A meta prevê que, até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebam terapia antirretroviral; e 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral indetectável e não mais possam transmitir o vírus.
Este ano, os agentes da pastoral vão focar em dois grandes objetivos:
– Sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, procurando um serviço de saúde para realizar o teste anti-hiv, mesmo sem ter sinal ou sintoma de doença;
– Acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem com HIV na realização do tratamento, pois quanto mais cedo a pessoa inicia o tratamento menos possibilidades de desenvolver a aids.
A coordenadora da Pastoral da Aids Arquidiocesana, irmã Irene Tondin, afirma que o Estado do Amazonas é o segundo no ranking de pessoas com HIV.
Os cuidados com o corpo é um dos fatores fundamentais para a prevenção do vírus HIV.
Também no dia 14 de Dezembro haverá uma atividade de prevenção e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites com entrega de material informativo da pastoral na Paróquia São Lázaro.
Para mais informações sobre o trabalho realizado pela Pastoral da AIDS ligue no 98159-2596
Ouça a matéria na íntegra:
Rádio Rio Mar – Rafaella Moura