Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Terço dos homens realiza encontro de formação com o Assessor Nacional do Movimento

Na tarde deste sábado (30/11), o Movimento do Terço dos homens realizou uma formação com todos os coordenadores de grupos da Arquidiocese de Manaus, contando também com a participação de membros da diocese de Coari e Tefé. A formação foi conduzida pelo Pe. Vandemir Meister, assessor nacional do Terço dos homens Mãe Rainha, auxiliado pelos padres Fernando Sabino, vindo de Brasília, e Pe. Roberto Bovolenta, orientador espiritual do movimento.

A formação faz parte da programação que celebra os 10 anos de atuação do Movimento na Arquidiocese de Manaus e contou com a presença de quase 100 participantes. A metodologia do Pe. Vandemir foi baseada em dois livros: Manual Oficial do Terço dos Homens e 60 Perguntas do Terço dos Homens. Este segundo é de autoria do próprio Pe. Vandemir, que foi lançado há um mês e que ele trouxe para fazer o lançamento e divulgação em primeira mão aqui no Amazonas.

“Por meio do Manual, que é um livro usado de norte a sul e quase todos já conhecem, nós buscamos a linguagem comum que a CNBB usa com o objetivo que se faça tudo igual em qualquer lugar do Brasil. Já o 60 perguntas é um livro de orientações para o Terço dos Homens baseadas nas dúvidas que eu venho tirado no decorrer das minhas viagens Brasil a fora, é um livro indicado também para padres e bispos, pois é um manual pastoral e prático, com dinâmicas e explicações sobre as perguntas mais frequentes”, explicou Pe. Vandemir.

Pe. Vandemir em sua palestra falou a respeito da importância de homem rezar com homem e como os coordenadores são instrumentos de Deus e exercem um papel fundamental dentro da igreja. “O movimento é uma porta para trazer os homens de fora para dentro da igreja e o diferencial é a liturgia durante a oração que produz uma outra dinâmica e uma graça onde o homem pode se expressar, pois sabemos que as mulheres são a maioria nas pastorais, mas nós temos que fazer a nossa parte também trabalhando em sintonia, caminhando sempre no mesmo trilho”, disse.

O encontro iniciou às 14h e encerrou às 18h30 com a realização do Terço com os homens presentes. Após esse momento, todos se dirigiram em procissão, para a Catedral Metropolitana N. Sra. da Conceição (Igreja da Matriz), onde às 19h30 foi realizada uma celebração fechando com chave de ouro o 10º encontrão. “Foi um marco na história do Terço dos Homens Regional Norte 1, que foi um momento de graça onde tivemos a presença de Dom Sergio no meio de nós, onde recebeu a imagem da Mãe Peregrina e nos abençoou, nós estamos muito felizes”, comentou Manoel Miranda, coordenador do movimento.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *