Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Clero de Manaus reúne-se com novo arcebispo durante a última reunião mensal de 2019

Na manhã do dia 29 de novembro, mais de 150 padres e diáconos permanentes estiveram presentes na reunião mensal do Clero Arquidiocesano, sendo esta a última do ano de 2019. O encontro iniciou com oração enquanto todos adentravam o auditório do Centro Arquidiocesano São José (CASJ). Em seguida, Dom José Albuquerque leu um discurso escrito por Dom Sergio Castriani, agora administrador apostólico até a posse do novo arcebispo.

Em breves palavras, Dom Sergio expressou o quão feliz estar por ser Dom Leonardo o seu sucessor, pois acredita que seu perfil e experiência será de grande importância na condução da arquidiocese e afirmou ainda que permanecerá residindo em Manaus e se colocou à disposição para ajudar o novo arcebispo nesse primeiro momento de seu episcopado em Manaus, se assim ele desejar. Também apresentou o clero com que vai poder contar em seu governo.

“Dom Leonardo, aqui estão os seus primeiros colaboradores na tarefa que a Igreja lhe confia. São eles que levam adiante, no dia a dia das comunidades, o trabalho evangelizador da Igreja de Manaus. São eles que administram os sacramentos, santificando assim o Povo de Deus. São eles que cuidam dos bens da Igreja e zelam pelas suas finanças. É com este clero que o senhor conta. […] O nosso clero trabalha muito, são áreas missionárias imensas e paróquias com várias comunidades exigem muito dos nossos presbíteros”, apresentou Dom Sergio.

Na ocasião, a Pastoral Presbiteral apresentou-se e falou um pouco de sua atuação com o clero atuante na Arquidiocese de Manaus, também presenteou o arcebispo com o livro de crônicas de Dom Sergio, lançado recentemente e já com a primeira edição esgotada.

O Secretário Executivo do Regional Norte 1 -AM/RR, Diácono Francisco Lima, participou da reunião realizando uma breve apresentação da Campanha da Fraternidade 2020, que terá por tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, que terá início na quarta-feira de cinzas, no dia 26 de fevereiro de 2020.  Este foi um tema escolhido pelo próprio clero para conhecer um pouco da proposta a partir do tema que será trabalhado no próximo ano.

Dom Leonardo ao tomar a palavra, apresentou-se e falou de seu desejo em vir para a Amazônia e o quanto se sente agraciado por ter sido nomeado arcebispo da Arquidiocese de Manaus. Falou do carinho e respeito que tem por Dom Sergio, expressou alegria por saber que Dom Sergio continuará em Manaus e garantiu que dará continuidade ao que foi pensado e planejado na X Assembleia Pastoral Arquidiocesana. Também pontuou algumas orientações ao clero local e reconheceu o quanto é árdua a missão de pastorear pessoas, cuidar de paróquia e questões administrativas. Falou da necessidade de se estar maduro em todos os aspectos para bem servir a Igreja.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *