Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Cáritas promove o III Seminário Socializar Para Multiplicar – Eu, protagonista

Com o objetivo de trazer o resultado dos últimos três anos do Projeto Iça, que trabalha com o enfrentamento da violência sexual de crianças, adolescentes e jovens no Amazonas e no Pará, a Cáritas Arquidiocesana organizou o III Seminário Socializar Para Multiplicar, com o tema “Eu, protagonista”, realizado no Centro Arquidiocesano São José (CASJ), no horário das 8h às 16h30, contando com aproximadamente 120 pessoas, com representantes do Amazonas e Para e seus munícipios, falando sobre a superação da violência e a atuação como protagonista em seus espaços. 

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus é uma entidade sem fins lucrativos, membro da Cáritas Brasileira e organismo da Igreja Católica que desenvolve atividades de promoção e direitos sociais, ações emergenciais nas comunidades em situação de vulnerabilidade, educação cidadã e desenvolvimento socioambiental, contando com parcerias que permitem o aporte financeiro necessário para tais ações e, o Projeto Iça é apenas um dos projetos realizados pela Cáritas sendo desenvolvido em nove municípios do Para e em dez aqui do Amazonas (Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, P. Figueiredo, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Manaus).

“Nós convidamos representantes dos municípios do Para e Amazonas, para que pudessem fazer um relato das experiências do Projeto Iça em seus locais. A gente também aproveitou a oportunidade para fazer o reconhecimento dos parceiros que fizeram parte desses três anos, como: Grupo Tecendo Redes (IACAS, SAVVIS – Maria Jiquitáia, Rede Um Grito Pela Vida, Maria Joseilda, Luiz Castro, Pedro Castro. Consuelana Lopes), Cristiane Bonfim (Ufam), Paróquias locais entre outros que aproveitamos para agradecer, homenagear e fortalecer a parceria por mais três anos”, disse Rosivane Sousa, psicóloga e coordenadora do Projeto Iça na Cáritas Manaus.

De acordo com Keila Marães, coordenadora da Cáritas Brasileira e Secretária Executiva do Regional Norte 2, a ideia desta parceria surgiu de um intercâmbio realizado na Diocese de Óbidos, em 2016. “Manaus tinha um projeto específico e o Pará tinha outro e a gente percebeu a possibilidade de caminharmos juntos, fazendo este trabalho em conjunto das Cáritas AM e PA”, comentou a administradora que, há quase 15 anos atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com Keila, o Projeto Iça planeja se estender para outros estados a partir do próximo ano. “O Projeto Iça é um trabalho articulado em rede que reúne os organismos das pastorais sociais, além de outras organizações do estado e da sociedade civil. No Pará é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Cáritas Regional Norte 2 com cinco dioceses, entre elas: Arquidiocese de Belém, diocese de Ponta de Pedras, Óbidos e Santarém, e prelazia Marajó e, a partir de 2020 vamos expandir para a diocese de Macapá (AP) e também para o Nordeste 3”, disse.

Para o diácono Afonso Brito, coordenador da Cáritas Manaus, o encontrão serviu para mostrar o processo de evolução, envolvimento e engajamento no meio da saúde e educação. “O resultado desse debate foi muito positivo e enriquecedor e trouxe a possibilidade de atrair novos parceiros como a SEDUC e Conselhos Tutelares. No feedback a gente percebeu que muita gente não sabia desse projeto e desejam participar para que essas informações cheguem nas escolas, nas comunidades e esses são os frutos que estamos vendo e colhendo hoje”, comentou.

Fotos colaboração: arquivo Cáritas



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *