Cáritas Arquidiocesana recebe a visita de Dom Leonardo Steiner, novo Arcebispo Metropolitano de Manaus

Dom Leonardo Ulrich Steiner, nomeado pelo Papa Francisco na manha desta quarta-feira (27/11), como o novo Arcebispo Metropolitano de Manaus, chegou a cidade às 23h do mesmo dia para cumprir uma agenda de compromissos durante os dois dias que passará na capital amazonense, como por exemplo: coletiva de imprensa; encontros com padres, seminaristas, diáconos, coordenadores de pastoral; além de visitas ao Seminário São José, Centro Arquidiocesano, Fundação e Rádio Rio Mar e à Cáritas Arquidiocesana, que foi realizada na manha desta quinta-feira,  (28/11)logo após a entrevista coletiva que concedeu aos jornalistas de Manaus que foi realizada na Residência Episcopal.

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus é uma entidade sem fins lucrativos, membro da Cáritas Brasileira e organismo da Igreja Católica que desenvolve atividades de promoção e direitos sociais, ações emergenciais nas comunidades em situação de vulnerabilidade, educação cidadã e desenvolvimento socioambiental, contando com parcerias que permitem o aporte financeiro necessário para tais ações. O encontro com Dom Leonardo foi realizado na sede da Cáritas, localizada no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam). Dom Sergio Castriani, Arcebispo Emérito e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Manaus conduziu o novo Arcebispo até o local, onde foi recebido pelo Pe. Alcimar Araújo, vice-presidente da Cáritas e pelo diácono Afonso Brito, coordenador da Cáritas Manaus.

Os bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros também participaram da visita onde, desde a sua chegada, Dom Leonardo foi muito solicito, conversando com todos os funcionários, visitando todas as dependências, cumprimentando alguns dos imigrantes que estavam sendo atendidos e depois, em uma breve reunião, foi apresentado um pouco das atividades realizada pela Cáritas, seus objetivos, seus projetos, suas conquistas, estatísticas de atendimentos e metas a cumprir, além de conhecer um pouco mais da equipe que coordena a Cáritas Arquidiocesana. “Esse primeiro momento é apenas para conhecer, não tem como reter muitas informações, mas com o tempo ficaremos a par de tudo”, disse Dom Leonardo.

Mensagem para o povo de Manaus

Adotando como lema episcopal “Verbo Caro Factum”, que quer dizer Verbo Feito Carne, Dom Leonardo em sua coletiva de imprensa, deixou uma singela mensagem ao povo de Manaus antes de se dirigir à sede da Cáritas. “Vamos caminhar juntos, vamos viver juntos o evangelho e a beleza de ser católico, esse modo de vida e de entrega, esse modo de acolhida e receptividade, isso é ser católico e nós vamos fazer todo o esforço, para que possamos ser essa presença samaritana e generosa como foi Jesus e assim muitas pessoas vão perceber que aqui tem um jeito de ser que vale a pena, um jeito de ser autêntico e eu espero que sejamos assim”, comentou.