Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Agnaldo toma posse como novo pároco da Paróquia de N. Sra. de Guadalupe

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada à Av. Prof. Nilton Lins, Nº 510 Flores – bairro Flores, Setor Parque Dez, pertencente à Região Episcopal Nossa Senhora dos Remédios, esteve em festa na noite desta quarta-feira (13/11), para receber seu novo pároco, Pe. Agnaldo Gomes Batista (SDN), Missionário Sacramentino de Nossa Senhora (SDN). A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo Pe. José Raimundo, superior geral dos SDN; Pe. Francisco João, vigário paroquial; e Pe. Valdecir Paulo Martins, que irá assumir como pároco na Área Missionária Tarumã, neste próximo dia 15.

A homilia foi realizada pelo Pe. José Raimundo, mas conhecido como Mundinho que fez uma reflexão a respeito das leituras do dia e finalizou falando a respeito do papel do pároco. “A paróquia é esse espaço geográfico onde o padre exerce o seu ministério de evangelização e santificação do povo de Deus. Hoje o padre Agnaldo vai ser investido dessa responsabilidade, pois nós somos párocos para as outras pessoas e esse é o papel fundamental de um sacerdote, atender as necessidades espirituais dos fiéis e fazer a justiça de Deus acontecer”, comentou o superior dos SDN.

A celebração continuou com a renovação das promessas sacerdotais, com o novo pároco sendo interrogado pelo arcebispo diante do público, depois, foi realizada a leitura da Ata de Posse e, em seguida, Dom Sergio realizou a entrega dos três instrumentos que o pároco recebe para desempenhar bem a sua missão: Estola e casula, símbolo do poder sacerdotal; a chave do sacrário, onde guardamos a eucaristia que é maior riqueza da igreja; e o Evangelho, a Palavra de Deus. Após esse momento, dom Sergio declarou o novo padre empossado e apto para desempenhar suas funções de pároco.

“A missão não é minha, é de Deus! Ele fez o chamado e eu, como missionário, me coloquei no caminho com muita gratidão, seguindo esse projeto, pois o missionário não finca a sua tenda em um só lugar, Deus vai mudando ele de um lado para o outro e, a cada mudança é uma mistura de medo, ansiedade, uma coisa natural que faz parte da caminhada e que colocamos na mão de Deus. Obrigado mais uma vez pela acolhida e pelo carinho, um dia eu fui e agora eu voltei, precisamos da generosidade e abertura de cada um, pois somos nós que fazemos essa paróquia, pois sozinho o padre não faz nada. Que possamos fazer essa caminhada recomeçando o nosso trabalho de evangelização”, disse Pe. Agnaldo

A celebração contou com amigos e conhecidos de Pe. Agnaldo que vieram até da Área Missionária Tarumã, onde atuava como pároco desde fevereiro de 2018, que vieram se despedir, alguns movimentos estavam presente em peso, como por exemplo os casais das Equipes de Nossa Senhora. Após a celebração, toda a comunidade participou de um momento de homenagem e mais boas vindas ou melhor, bom retorno ao antigo conhecido deles que, após um ano e nove meses, volta como pároco, visto que da ultima vez atuou como vigário paroquial na gestão do Pe. Toninho.

Histórico

Pe. Agnaldo é filho do casal Joaquim Gomes Filho e Belmina Batista Gomes, nasceu aos 8 de novembro de 1965, em Bom Jesus do Galho – MG. Foi ordenado Diácono pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Hélio Gonçalves Heleno Bispo Diocesano da Diocese de Caratinga-MG, em 09 de janeiro de 2000, na Igreja Matriz Bom Jesus Manhumirim, MG. Exerceu o ministério Diaconal nesta mesma Paróquia. A Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 3 de dezembro de 2000, na Paróquia São Domingos de Gusmão, Ubaporanga-MG, por Dom Hélio Gonçalves Heleno, escolhendo como lema sacerdotal “Vós sois o sal da terra e luz do mundo” (Mt, 13-15). Entre os locais que atuou, estão:

De 2001 – Vigário Paroquial da Paróquia Santa Cruz, Município de Alta Floresta, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

De 2002 – Pároco da Paróquia Bom Pastor, Município de Alta Floresta, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

De 2003 a 2006 – Pároco da Paróquia Papa João XXIII, Município de Colider, Diocese Sagrado Coração de Jesus, Sinop – Mato Grosso.

De 2007 a 2009 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pajuçara, Munícipio de Maracanaú. Arquidiocese de Fortaleza – CE.

2010 – Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matozinhos – Munícipio de Matozinhos Diocese de Sete Lagoas – MG

Ano de 2011 a junho de 2014 – Pároco da Paróquia São Bernardo e Formador da Casa de Formação Frater Élcio Gorini, SDN. Belo Horizonte. Arquidiocese Belo Horizonte – MG.

Julho de 2014 a maio 2016 – Vigário Paroquial da Paróquia São Bernardo e Formador da Casa de Formação Frater Élcio Gorini. Arquidiocese de Belo Horizonte – MG

Junho 2016 a janeiro de 2018 – Vigário Paroquial da Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Arquidiocese de Manaus.

Fevereiro de 2018 a outubro de 2019 – Pároco na Área Missionária Tarumã.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *