Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arcebispo convida a uma semana em preparação pelo Dia do Pobre

“A esperança dos pobres jamais se frustrará.” Este é lema que o papa Francisco escolheu para a III Jornada Mundial dos Pobres que será, este ano, no dia 17 de novembro, precedida por uma semana de solidariedade, começando dia 10.
Conheço cada um de vocês e sei o compromisso que tem com os desvalidos de nossa sociedade. Nas nossas paróquias e comunidades não faltam a pastoral da solidariedade e sociais que tentam minimizar o sofrimento dos irmãos menos favorecidos.
Nesta semana, queremos dar visibilidade ao pobre, mostrando que ele tem uma história, tem sonhos e não pode ser tratado só como objeto de nossa caridade. Para isto, queremos conhecer aqueles que mesmo na pobreza vivem dignamente na solidariedade que alimenta a esperança cristã.
No dia 17, a Arquidiocese, através de suas pastorais estará realizando uma ação junto a população de rua e a que circula pela área da matriz. Haverá café da manhã, corte de cabelo, possibilidade de banho, rodas de conversa, e uma celebração antes de ser servido o almoço.
Durante a semana pensamos em organizar rodas de conversa nas comunidades sobre o tema da pobreza. Em atividades já programadas, tirar um tempinho para falar dos pobres e de sua realidade, e da nossa responsabilidade social frente à pobreza crescente no mundo.
Podemos também chamar para uma conversa pessoas que estão em programas de erradicação da po


breza para contar a sua experiência. Chamar as pastorais sociais para que deem seu testemunho. Fazer uma partilha fraterna de uma refeição durante a semana.
Conheço a liderança que os senhores exercem nas comunidades. Uma palavra de incentivo da sua parte faz milagres. O contrário, infelizmente também acontece.
Desejo a todos uma semana cheia de graça e plena de esperança.

Dom Sergio Eduardo Castriani
Arcebispo Metropolitano de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *