Cáritas e Embaixada da França renovam projeto para auxílio à refugiados venezuelanos

O Projeto de Auxílio Moradia à Emergência Venezuelana, realizado entre a Cáritas Arquidiocesana de Manaus e a Embaixada da França no Brasil, foi renovado para o período de 2019-2020 durante o evento realizado no auditório Mãe Paula, situado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, no centro da cidade. Na ocasião, assinaram o documento de renovação o presidente da Cáritas Arquidiocesana, arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani; o vice-presidente da Cáritas, Pe. Alcimar Araújo; e o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

Esta renovação de projeto tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho humanitário que foi proporcionado aos solicitantes de refúgio e refugiados venezuelanos em Manaus, iniciado em 2018, com vigência de 10 meses. Neste período, com o recurso disponibilizado foi possível auxiliar um total de 289 famílias, que compreende um total de 555 pessoas assistidas, proporcionando condições dignas de moradia e subsistência através de um auxílio financeiro mensal para custeio de aluguel, energia, água e alimentação por um período de três meses e, em alguns casos, por mais três meses dependendo da vulnerabilidade desta família.

“Com a ajuda dada, aqueles que tem tino para o empreendedorismo conseguem sobreviver a partir desse apoio. Alguns recebem três meses de ajuda, dependendo da situação, pode chegar a seis meses. Pra nós é muito bom porque nos ajuda a atendê-los e pra França é importante ver que o dinheiro está sendo aplicado e mais importante ainda para as pessoas assistidas”, explica o Pe. Alcimar.

Com a renovação do projeto, um aporte de 200 mil Euros aplicado pela Embaixada da França ajudará a mais 180 famílias. “Essa ajuda tem auxiliado e mudado a vida das pessoas porque a gente ajuda com o auxílio moradia e auxílio doença, um com um kit (colchão, botija de gás e fogão de mesa). É importante pra eles num momento em que estão extremamente vulneráveis, em um país e idioma diferente. Essa ajuda faz toda a diferença”, afirma pe. Alcimar.

“É um projeto de solidariedade, de dignidade, que consiste em acompanhar refugiados que estão muito bem acolhidos pelo povo brasileiro. Temos elegido parceiros de alta reputação como a Cáritas e a ACNUR para cuidar desses recursos, e temos vindo várias vezes para conhecer as famílias, ver as operações. Conheci homens, jovens, mulheres com crianças, visitamos os apartamentos e pra mim foi muito emocionante. E pude constatar a eficácia desse projeto e essa foi a razão de renovar o nosso apoio”, afirmou o embaixador da França, Michel Miraillet, após a solenidade de assinatura do documento de renovação.

Sobre a Cáritas
Cáritas Arquidiocesana de Manaus é uma entidade sem fins lucrativos, membro da Cáritas Brasileira e organismo da Igreja Católica que desenvolve atividades de promoção e direitos sociais, ações emergenciais nas comunidades em situação de vulnerabilidade, educação cidadã e desenvolvimento socioambiental, contando com parcerias que permitem o aporte financeiro necessário para tais ações.