Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral Familiar reúne agentes em assembleia para realizar avaliação e planejamento das ações para 2020

Agentes da Pastoral Familiar de vários setores da Arquidiocese de Manaus participaram neste domingo (3/11), nas dependências da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, da assembleia anual para avaliar ações realizadas em 2019 e planejar atividades a serem desenvolvidas em 2020. Os presentes foram orientados pelo assistente eclesiástico Frei Faustino que falou a respeito das Diretrizes da CNBB 2019-2023 e também contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que divulgou o nome do novo casal de coordenadores da Pastoral Familiar para o próximo biênio.

Depois da gestão de três anos de Manoel e Vanda Ramos, os novos coordenadores anunciados pelo próprio Arcebispo serão o casal Francisco Gélito e Lúcia Lima, que já atuavam como vice-coordenadores de Manoel e Vanda, que agora vão assumir a coordenação do Regional Norte – 1. Francisco e Lúcia São da Área Missionária Santa Mônica, situada no bairro do Manoa, comunidade de origem São Cristovão, mas como vice-coordenadores atuavam em toda Manaus, nas formações e encontros, sempre caminhando juntos com Manoel e Vanda. Mesmo assim, os novos coordenadores confessam que foi uma surpresa serem escolhidos.

“Foi uma satisfação para nós receber do próprio Arcebispo esse anúncio oficial, para nós foi até uma surpresa porque nós sempre nos colocamos a disposição e não ficamos com expectativas, o importante é saber que vamos continuar realizando nosso trabalho seja como coordenadores ou não, por isso quando Dom Sergio revelou nossos nomes, foi realmente uma surpresa porque sabemos que tudo depende do Espírito Santo e de quem conduz a Igreja que tem a voz final. Vamos procurar dar sequência ao trabalho que já está sendo realizado por Manoel e Vanda”, disse Francisco. “Nós estamos aqui para servir, sempre procuramos trabalhar em prol de toda a Arquidiocese e estaremos onde precisarem”, completou Lúcia.

Fora a apresentação da nova coordenação e as orientações das Diretrizes 2019-2023 realizada pelo frei Faustino, na programação também estava incluída: Apresentação dos setores/movimentos sobre as ações que se destacaram em 2019; Explanação das atividades realizadas pelos setores do Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio e Casos Especiais; apresentação do calendário 2020, além dos momentos de oração (inicial e final) e do intervalo para o lanche de confraternização. “Fizemos uma assembleia de planejamento e avaliativa, nem todos os setores da arquidiocese estiveram presentes, mas os que estiveram falaram sobre o trabalho desenvolvido durante o ano, também já apresentamos nosso calendário das atividades para o ano que vêm onde debatemos algumas possíveis mudanças de datas ”, explicou Vanda.

Rumo à coordenação regional

“Foram três anos trabalhando como coordenadores na Arquidiocese de Manaus e a partir do ano que vem vamos para o Regional Norte-1 e aí serão nove dioceses/prelazias para cuidar, dessas apenas quatro possuem a Pastoral Familiar (Manaus, Roraima, Itacoatiara e Coari). Nosso desafio é grande, mas com a ajuda do Espírito Santo, vamos trabalhar para implantar nas outras cinco que não possuem. Esperamos contar com a colaboração do nosso Bispo Referencial, Dom Marcos Piatek e o Frei Faustino que é o nosso assessor eclesial. Sabemos que esse trabalho de implantação não é fácil, mas esperamos conseguir lograr êxito e, se não nas cinco, em pelo menos em três. Meu trabalho é esse junto com a minha esposa, acredito muito no nosso trabalho e tenho muita fé que vamos conseguir”, disse Manoel Ramos.

     



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *