O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, participou na tarde desta quarta-feira (23/10), junto ao grupo das Leigas Consagradas do Terço pelo Sínodo para a Amazônia, realizado às 16h30 na Catedral Metropolitana de Manaus. A oração foi realizada de maneira simples e reflexiva, onde a cada dezena as Leigas se revezavam nas leituras pelas intenções e antes de encerrar, o Arcebispo distribuiu uma cópia do Pacto das Catacumbas pela Casa Comum – Por uma Igreja com rosto amazônico, pobre e servidora, profética e samaritana, que foi realizado neste dia 20, reunindo cerda de 40 bispos (incluindo os bispo auxiliares da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros) e diversos religiosos(as) e leigos(as) na Catacumba de Santa Domitila, na Itália.
Entre as intenções destacadas durante o terço estavam:
– Por todos os Batizados e Enviados que perseveram na Fé pela escuta da Palavra de Deus proclamada e celebrada nas comunidades que não tem muito acesso à Eucaristia.
– Pelos missionários e missionárias que nos procederam, que gastaram e gastam nesta região. Muitos estão enterrados no chão como sementes do Reino.
– Pelas mulheres que atuam na Igreja, especialmente na PanAmazônia, segundo seus ministérios e carismas de serviço de amor e cuidado.
– Pelas Comunidades Eclesiais da Pan-Amazônia que vivem sua fé e perseveram no seguimento de Jesus mesmo diante de muitos desafios, eclesiais, sociais e culturais.
– Pelos frutos deste Sínodo como novos caminhos para toda a Igreja na Amazônia e para uma Ecologia Integral.