Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comidi realiza a I Ação Missionária Arquidiocesana na Paróquia São João Batista em Iranduba

O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de Manaus, promoveu nos dias 12 e 13 de outubro, a sua I Ação Missionária como parte da programação do Mês Missionário Extraordinário. O evento ocorreu em 12 comunidades da Paróquia São João Batista, situada no município de Iranduba/AM, onde durante a visita, os missionários(as) intensificaram a prática do encontro, diálogo, oração, partilha e celebração sobretudo junto aos últimos, aos anciãos, aos marginalizados, àqueles que são calados de suas vozes. A Ação finalizou com a missa campal realizada às 16h do segundo dia, na Comunidade São Sebastião – Núcleo 2, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo Pe. Auricélio Ferreira, administrador da Paróquia São João Batista e Pe. Leonardo Santos, formador do Seminário São José.

A Ação Missionária contou com a participação de padres, religiosas, seminaristas e um expressivo número de leigos e leigas das três Regiões Episcopais da Arquidiocese que estiveram envolvidos como sinais de esperança, tornando o final de semana muito significativo. Celebrou-se a Mãe de Jesus, sob os títulos de: Senhora Aparecida junto ao povo devoto e das crianças e, também, Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, nestes tempos da feliz coincidência em que ocorre em Roma, o Sínodo Para a Amazônia. 

Para a leiga Andrea Alves, “O pouco para nós pode ser muito para os outros, o que nos é insignificante pode ser muito significante para o outro. É necessário entendermos que nossa missão reflete o Amor, por isso antes de tudo devemos Aprender a Amar e apenas Amar”. Os missionários que visitaram a Comunidade Santa Rita de Cássia (Alex Rodrigues, Cleanderson Cavalcante e Ir. Pasquita Jacob) paritlharam que sentiram esse amor e o carinho do diálogo na amizade das famílias. “Durante a convivência e partilha, sentimos que o povo de Deus tem muita sede da Palavra e desejo de ser visitado, ouvido e estar  próximo, com amor, respeito e acolhida. Foram momentos de muita partilha, escuta e orações nas famílias”, relataram.

Os missionários que estiveram na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Rosivana Braga, Jucirene Silva, Walter Rodrigues e Thiago Rafael), expressaram que “só temos que agradecer a Deus, cada experiência de missão é um fortalecimento na fé e na caminhada, pena que é pouco tempo pra tanta necessidades dos nossos irmãos”. E gratidão foi a palavra chave de testemunho que não ficou alheia na fala de nenhum dos(as) missionários(as) que participaram. Na homilia da missa de encerramento da I Ação Missionária,   Dom Sergio, disse que só as grandes almas conseguem ser verdadeiramente gratas. “Sejamos também nós, agradecidos por tudo o que o Senhor nos concedeu e manifestemos nossa gratidão pela caridade”, exortou o arcebispo.

“O COMIDI agradece imensamente a generosidade da Paróquia São João Batista (expressa de inúmeras formas) em acolher esta Ação Missionária e a todas as famílias que abriram seus espaços e dedicaram um pouco do seu tempo para acolher os muitos missionários/as. Importante lembrar, ainda, o grande número de leigos(as) das comunidades da Paróquia de Iranduba envolvidas que acompanharam de perto cada momento desta Ação, foi uma multidão de Batizados e Enviados sendo Igreja de Cristo em Missão. Obrigado”, concluiu o seminarista Matheus Marques, membro do COMIDI.

Fotos: Arquivo Comidi

Texto colaboração: Matheus Marques



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *