Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

SAL promove formação com o tema: Canto e Música no Ano Litúrgico

O Serviço de Animação Litúrgica (SAL) da Arquidiocese de Manaus, realizou nos dias 05 e 06 de outubro, a formação litúrgica com o Tema: Canto e Música no Ano Litúrgico. O evento foi realizado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), onde estiveram presentes aproximadamente 100 agentes de pastoral litúrgica dos vários setores de Manaus. A formação foi assessorada por Frei Telles Ramon (Diretor Musical, Regente, Compositor e Cantor Litúrgico) e Eurivaldo Ferreira (Mestre em Teologia pela PUC/SP, Compositor, Assessor da Paulus, Membro da Rede Celebra, Membro da Laus).

“A Igreja é constituída de um povo sacerdotal, e esse sacerdócio, mostra-se de maneira visível nas celebrações litúrgicas. O canto na celebração litúrgica tem função ministerial de revestir a palavra de Deus, ser fator de comunhão na assembleia reunida, de ter dimensão ritual-sacramental e ser uma música dotada de verdade e autenticidade, o que exige de nós, agentes de pastoral litúrgica, a dedicação continua de formação, bem como a busca constante de conhecimento referentes aos critérios de canto através dos documentos da igreja.”, disse Viviane Moita, da equipe responsável que coordenou os dois dias de formação.

Solange Negreiros, da Área Missionária Santa Clara que participou pela primeira vez disse que as formações são fundamentais não somente para os grupos de liturgia mais também para as pessoas de desenvolvem algum trabalho na igreja, independente se são agentes de liturgia. “Achei interessante porque veio trazer o significado profundo do que é o canto litúrgico a finalidade dos cantos nas celebrações, foi fundamental as explicações para que todos tivessem noção de como escolher os cantos justamente para que nós não caíssemos nos erros que normalmente caímos”, comentou.

No segundo dia de formação iniciou com a missa dominical presidida por Frei Telles Ramon também assessor da formação que em seguida retomou as conversar com os participantes, ao final foram feitos os agradecimentos a toda a equipe do SAL e formadores e ficou uma nova expectativa para ano de 2020 estarem reunidos novamente.

Informações e fotos, colaboração: Edilúcio Carneiro



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *