Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

VIII Caminhada São Francisco de Assis reúne cerca de 50 fiéis ao longo da BR 174

No último sábado dia 05 de Outubro às 18h iniciou a oitava edição da Caminhada de São Francisco, saindo da Comunidade Nossa Senhora Imaculada Conceição, situada na Área Missionária Imaculado Coração de Maria (Amicom), no Bairro Santa Etelvina até a Comunidade São Francisco de Assis no KM 41 da BR 174 (Área Missionária São João XXIII).

Durante toda a noite e madrugada cerca de 50 fiéis seguiram em peregrinação pela Rodovia realizando paradas para momentos de reflexão e partilha, sempre com o intuito de saber mais sobre a vida e vocação de São Francisco. A Caminhada encerrou na Comunidade de São Francisco com a Santa Missa pela manhã do domingo, logo após todos partilharam de um belo café da manhã para celebrar mais um ano desta tradicional caminhada.

Histórico da caminhada  

Ao final da década de 90, um padre chamado Pedro ao passar em uma de suas missões evangelizadoras na Comunidade Nova Canaã, BR 174, Km 41, viu a necessidade da formação de uma comunidade Católica. Comprou e doou um terreno para construção de uma Capela. Os fieis começaram a trabalhar o terreno e reunir para celebrar.

Em meados da década de 2000 a comunidade católica recebeu a doação de um terreno distanciado uns 600 metros do primeiro começando assim uma divisão onde seria a Capela e junto vieram as desculpas e o comodismo para messe.

Após a morte do padre Rugero Ruvolleto veio para a  AMICOM, o Padre Erivânio Moraes, da Diocese de Pesqueira –PE, tendo mais de 20 comunidades para evangelizar onde sua maioria na área rural decidiu criar as Comunidades Irmãs,  onde as comunidades já formadas auxiliavam na formação das mais novas na caminhada.

Assim a comunidade N. S. da Conceição do bairro de Santa Etelvina recebeu a Comunidade de São Francisco de Assis, BR 174, Km 41. A comunidade N .Sra. da Conceição em outubro 2011, fez sua primeira visita Missionária à comunidade São Francisco para ouvir suas dificuldades. Ao término da visita reunimos no terreno doado pelo Padre Pedro, onde existia apenas uma cobertura de telhas, sem paredes e tijolos amontoados em uma das laterais.

Pegou-se na mão um tijolo e foi falado que levaríamos para Manaus e ajudaríamos na construção da Capela para mostrar nosso comprometimento e disposição, iríamos vir a pé os 43 km que separam as comunidades nos festejos de São Francisco. Em 2012 foi iniciado a construção da Capela em alvenaria e, no mesmo ano, foi realizada a I Caminhada com 17 pessoas.

Fotos Colaboração: Rafael Brito/ Lyne Andrade/ Bruna Letícia e Iann Luiz (PASCOM AMICOM)

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *