Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Escola de Fé e Cidadania, missa de envio da nova turma de formandos

A Escola de Fé e Cidadania do Setor Avenida Brasil, realizou na noite deste sábado (6/10) a celebração de envio de 25 novos formados. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ricardo Pontes, pároco de São Raimundo e pelo Pe. Antônio Carlos (Tonico), pároco de Cristo Libertador, paróquia onde foi realizada a celebração que fica localizada no bairro da Compensa 1 e finalizada a terceira etapa da Escola Fé e Cidadania Itinerante, cuja a primeira foi realizada na paróquia Nossa Senhora da Glória, a segunda na paróquia São Jorge. Antes do fim da celebração, todos os formandos receberam o anel de Tucum, sinal da aliança com as causas populares, sobretudo com as causas indígenas. Após a benção final, foi feita a entrega dos certificados no salão paroquial, onde também foi realizado um jantar de confraternização com a presença dos familiares e amigos dos formados.

A Escola de Fé e Cidadania do Setor Avenida Brasil é um processo contínuo de formação de agentes de pastoral em vista da preparação de pessoas para assumirem o seu papel de discípulos missionários na sociedade, e na ação evangelizadora em nossas comunidades. É chamado de processo, porque de acordo com Conceição Silva, coordenadora do curso, “a iniciativa não se resume na realização de um curso para líderes, mas dentro da perspectiva da iniciação cristã, abrange aquelas características de integralidade do crescimento do agente na vivência cristã, e de modo particular na Doutrina Social da Igreja: o conhecimento da palavra e do conteúdo libertador, a espiritualidade, o papel do leigo na sociedade organizada, e analise de conjuntura, bem como a Formação humana”, comentou.

O conteúdo para aprofundamento da fé, da reflexão e da formação para o serviço pastoral distribui-se em aula introdutória e quatro blocos temáticos: Aula Introdutória – Introdução Geral aos Documentos da Doutrina Social da Igreja (DSI): Conceito Geral sobre Fé e Cidadania oferecendo uma compreensão global e a chaves de leitura. I. – O Projeto de Deus na história do povo: oferecendo uma compreensão global sobre: êxodo, Profetas, Jesus e as comunidades. II. – DSI: Visão geral dos documentos; participação política dos cristãos à luz do Doc. 105, Sinodalidade (Laudato Si) ; análise de conjuntura: Regional, Nacional e Internacional. III. – Políticas Públicas, espaços de participação; Controle social: Conselhos, fóruns, secretarias, democracia e política, Mobilização Social (Sociedade Civil Organizada) e Oficina; IV. – Espiritualidade libertadora.

Entre os objetivos da Escola de Fé e Cidadania estão: Fortalecer a atuação e presença dos agentes nos espaços de debate social e de políticas públicas, por meio de uma formação sistemática; Capacitar nossos atuais coordenadores e líderes de grupos, pastorais e movimentos para que exerçam melhor sua missão à luz da DSI; Preparar novos agentes para assumirem o profetismo diante do contexto político/social em nossas comunidades. A duração do curso é de seis meses e é destinado a todos os agentes de pastoral engajados em grupos das comunidades que já exercem alguma coordenação ou não, mas o importante é que tenha condições para corresponder as exigências de assiduidade, responsabilidade, dedicação e principalmente, amor a causa de Jesus.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *