Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

CAAC realiza a “II Expo Artes Visuais Católica” reunindo obras religiosas de artistas nacionais, regionais e internacionais

A Comissão Arquidiocesana de Arte e Cultura (CAAC), promoveu nos dias 4 e 5 de outubro, a II Expo – Artes Visuais Católica, realizada na quadra da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), de 8h às 18h, reunindo cerca de 200 obras de artistas não só da Arquidiocese de Manaus, mas também do interior do Estado do Amazonas, como os municípios de Borba e Humaitá, e também algumas internacionais provenientes de Honduras e da Alemanha. Essa edição do evento também contou com a presença de Robson Cavalcante, atração nacional vindo de Santo Amaro (SP), que veio falar um pouco sobre a evangelização por meio dos desenhos realistas (técnica que reproduz fotos de maneira fiel desenhados apenas com lápis), que são expostos em seu Ateliê de Quadros Religiosos. O evento finalizou com a santa missa celebrada na igreja da FSDB.

De acordo com Cláudio Cássio, Coordenador da CAAC, a II Expo Católica foi mais uma experiência que serviu para descobrir novos talentos locais e do interior do Estado, além de ser um evento onde as pessoas puderam contemplar a arte e admirar as obras, enquanto ouviam música com os artistas que ali passaram. “Foi uma experiência impar que vem complementar a exposição do ano passado, trazendo obras de vários artistas e esse ano nós tivemos a oportunidade de trazer o Robson, um artista de mão cheia, excelente desenhista cuja as obras expressam a beleza de Deus e evangelizam, com certeza isso enriqueceu a nossa fé e nossa liderança. Também não podemos deixar de agradecer o apoio da FSDB que cedeu o espaço e fez com que muitos alunos passassem por ali, gerando muitos frutos entre os participantes que inclusive já estamos até recrutando para a CAAC. Acredito que todas as pessoas que vieram prestigiar, saíram enriquecidas das graças do Espírito Santo”, disse Cássio.

A exposição recebeu visita de alunos do Colégio Preciosíssimo Sangue (CPPS) e Dom Bosco, assim também como os familiares e amigos dos artistas que estavam expondo suas obras. Entre as obras mais vistas estavam os desenhos realistas de Robson, que trouxe oito obras que variam entre desenhos de Papas, Santos, Padres e até retratos de casais são realizados no Ateliê de Quadros Religiosos. Pela primeira vez em Manaus, o artista estava feliz e muito solicito com todos que estavam curiosos para saber um pouco mais de sua arte e da sua técnica que reproduz fielmente uma fotografia, utilizando apenas lápis de várias granulações e o papel, que varia de textura e tonalidade conforme a necessidade.

“Hoje eu trabalho por encomenda, mas não vivo só de desenho porque eu tenho um trabalho a parte, mas futuramente eu pretendo dar aula para ensinar essa arte. Sou pregador e durante minhas palestras eu também levo meus quadros para divulgar. Cada desenho leva em média duas semanas para eu aprontar e hoje em dia, esses quadros além de ser um instrumento de evangelização, também me ajudam na minha renda familiar, porque eu tenho esposa e dois filhos. Com relação a CAAC eu só conheci esse ano, mas estão de parabéns e acho que esse é um trabalho deve ser divulgado para outras dioceses para que possa ser conhecer e se inspirar para fazer o mesmo com os seus artistas”, comentou Robson.

Fotos colaboração: Cláudio Cássio e Nathalie Pantoja, CAAC

   



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *