Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa de ação de graças celebra o dia das secretárias e atendentes paroquiais

Na noite desta segunda-feira (30/9), foi realizada uma missa em ação de graças pelo dia das secretárias e atendentes paroquiais, que é comemorado no dia 30 de setembro, data em que a Igreja celebra São Jerônimo, o santo que foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia, por isso é considerado o patrono das secretárias. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo Pe. Sebastião Maia e auxiliados pelo diácono Fr. Marcos Venícius e contou com a participação de 40 atendentes e secretárias paroquiais de vários setores da Arquidiocese.

“A secretária e atendente paroquial é responsável por acolher e auxiliar na proximidade entre os fiéis, a paróquia e a Igreja. É o ‘braço direito’ do pároco, onde atua no planejamento e controle dos registros da paróquia, organização do trabalho, rotina e na atualização da agenda dos padres. Os secretários e secretárias paroquias são homens e mulheres de Deus, não são só funcionários, mas evangelizadores e missionários”, disse Rosa Santos secretária da Área Missionária Divina Misericórdia e uma das organizadoras da celebração.

De acordo com Amélia Areque, administradora da Área Missionária Cidade de Deus, a comissão das atendentes e secretárias paroquiais foi criada para tratar da organização de alguns eventos como, por exemplo: a formação sobre técnicas do bom atendimento, que ocorreu em maio com Pe. Charles Cunha, e a formação sobre batismo, realizada no início desse mês, com Pe. Flávio Gomes. “Queremos dar um tom mais profissional, por isso criamos essa equipe para organizar os eventos e saber qual é o nosso campo de atuação. O próximo evento que pretendemos fazer será a nossa confraternização de fim de ano”, explicou Amélia.

Palavras do Arcebispo

Em sua homilia, proclamada pelo Fr. Venicius, Dom Sergio comentou sobre a importância das atendentes e secretárias, fazendo uma alusão aos textos bíblicos. “Uma comunidade para que seja cristã, deve reunir-se aos domingos para dar testemunho da sua fé em Jesus Cristo. São as comunidades que mostraram que é possível ser amigos, mesmo quando o outro é difícil de se conviver. E é a serviço dessas comunidades que estão nossos secretários, secretárias e atendentes paroquiais, pois, se as paróquias são como disse São João XXIII, o poço da aldeia onde as pessoas o povo vem matar a sua sede e procurar frescor nos dias quentes, as atendentes paroquiais são o balde que pode tirar a água. Vocês são as primeiras pessoas que atendem quem vem buscar os sacramentos, quem perdeu um ente querido, quem quer falar com o padre sobre seus problemas e, depende em grande parte de vocês, a profecia que anima a caminhada”, disse um trecho da homilia de Dom Sergio.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *