Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Missa de ação de graças pelo dia do idoso organizada pela PPI é realizada na Igreja da Matriz

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), organizou na tarde desta sexta-feira (27/9) a missa de ação de graças pelo dia do idoso, com o objetivo de louvar e agradecer a Deus por cada pessoa idosa que, mesmo na velhice são protagonistas de vida e dignidade, apesar dos sinais de violência que sofrem em nossa sociedade. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelos padres Sebastião Maia e Ermerson Nascimento, também estiveram presentes os representantes do Conselho Estatual e Municipal do Idoso, e o Vice-Reitor da Fundação Aberta da Terceira Idade (Funati), além de vários agentes e líderes da pastoral de diversos setores da Arquidiocese de Manaus. 

De acordo com Kennya Brito, coordenadora do Conselho Estadual do Idoso, a celebração faz parte da semana estadual do idoso, que culmina no dia 1º de outubro, quando se é comemorado o dia nacional e internacional da pessoa idosa. “Foi uma semana de muitas ações e nós temos muito orgulho do trabalho que se é realizado, porque a pastoral da pessoa idosa chega muitas vezes onde não chegam as políticas públicas, ou seja, é um trabalho divino, um serviço de doação e nós sabemos que não é fácil, mas que ficamos felizes com a preparação que eles têm, com um material excelente e pessoas super dedicadas e que podem contar sempre com nosso apoio e gratidão à esse trabalho tão bonito e importante”, comentou Kennya.

A celebração contou com momentos muito emocionantes, o próprio arcebispo chegou a expressar o seu carinho pela pastoral ele também faz parte. “Eu envelheci com a pastoral do idoso e sou o idoso mais jovem dessa pastoral que em virtude da minha idade eu também faço parte”, disse Dom Sergio. Também estiveram presentes, alguns grupos de idosos como o Agita Funati, todos com sua camisa rosa, alegres, sorridentes e concentrados em cada palavra que era dito e, de acordo com Raimundo Araújo, coordenador do grupo e professor colaborador da FUnATI, esse é um grupo que já existi desde 2008 e foi criado pelo Dr. Euller.

“Esse projeto tem como objetivo estimular a atividade física nas praças e parques de Manaus, como Ponta Negra, Parque do Mindú, Praça da Saudade, com isso estimulamos a autonomia e a independência dos idosos e é um grupo caracterizado pela cor rosa porque foi durante uma campanha do outubro rosa que nós fizemos uma reunião e essa cor foi escolhida para ambos os sexos, a princípio alguns homens não queria usar essa cor, mas hoje em dia todos usam com maior orgulho”, explicou Raimundo. Após a benção final, todos foram convocados para fazer a tradicional foto oficial com o Arcebispo.

As palavras da coordenadora da PPI

“A gente termina essa celebração com o coração batendo forte por termos alcançadas muitas coisas e hoje na celebração tivemos a graça de termos os nossos parceiros que sempre estão com a gente nos momentos difíceis, entre eles o Dr. Cláudio Chaves, Vice-Reitor da FUnATI, representando o Dr. Euler Ribeiro, amigo e grande incentivador das ações da PPI. Quero agradecer a todos os líderes pelo brilhante trabalho realizado em suas paróquias e comunidades e agradecer também a todos vocês que, direta e indiretamente fazem nossa PPI crescer e ser conhecida em nossa cidade, pois a mensagem de Cristo é anunciada a cada visita, cada reunião, cada pessoa idosa que nos acolhe e sente a mão amorosa de Cristo sobre si”, disse Iara Lanza em seu discurso de agradecimento.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *