Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Envio e renvio de Ministros marca a abertura do Novenário de Santa Teresinha

A Paróquia Santa Teresinha, localizada no bairro do Alvorada 2, esteve em festa na noite deste domingo (22/9), para celebrar o início do novenário da padroeira, onde na ocasião também ocorreu o envio e reenvio de 55 Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística e da Palavra, deste número, 17 são somente Ministros da Palavra. A celebração foi presidida por Monsenhor Sabino Andrade, e concelebrada pelo pároco, Pe. Cairo Gama e pelo vigário episcopal, Kleyton Cabral.

A santa missa iniciou por volta de 19h15, tendo a imagem da Santa fazendo a procissão de entrada, seguida dos coroinhas, ministros e presbíteros. Depois das boas vindas proferidas pelo pároco e pelo presidente da celebração, aconteceu a novena de Santa Teresinha, como parte do novenário, onde alguns dos ministros fizeram uma breve oração e depois colocavam uma rosa em um vaso localizado em frente à imagem da padroeira, onde apenas no final voltaram a ser retiradas para o momento da benção das rosas que foram distribuídas de maneira espontânea entre os participantes da celebração.

Depois desse momento a missa seguiu normalmente e, durante a homilia, Monsenhor Sabino comentou a respeito das leituras do dia e fez uma profunda relação das lições da Palavra de Deus, com os dias atuais. Depois, finalizou dizendo algumas breves palavras aos irmãos que estavam sendo enviados e reenviados, salientando que receber os Ministérios é uma Graça, mas também é uma responsabilidade, onde cada ministro e ministra tem que se revestir por Cristo. “Cada ministro aqui é chamado para ir ao encontro dos irmãos, especialmente com aqueles irmãos que mais precisam, pois ser ministro é uma Graça, é um serviço e não é status para ser reconhecido e nem para aparecer, e é isso que a Igreja espera de cada um dos que serão enviados hoje”, disse Sabino.

Após a homilia, os ministros acenderam as velas e Monsenhor recebeu os votos de aceitação iniciando o rito de investidura dos novos ministros que, antes de assumirem as suas funções, os recém-investidos, assim como também os veteranos, receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que pudessem exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro. Antes do final, foi realizada uma breve encenação mostrando uma parte da vida de Santa Teresinha, também conhecida como a Santa das Rosas e padroeira das missões. Padre Cairo e Kleython agradeceram a presença de todos, em especial ao monsenhor e a celebração encerrou com a benção das rosas que foram distribuídas de forma aleatória entre as pessoas presentes.

Palavras dos enviados e reenviados

Para Walter Barreto, ser Ministro da Eucaristia e da Palavra é praticamente a realização de um sonho iniciado em 2015, durante um retiro. “Em setembro 2015 estávamos em um acampamento e no momento da oração, não conseguimos fazer o translado do Senhor porque o Ministro não pode ir. A partir daquele dia, vi a minha necessidade de servir ao Senhor, muito além do que eu já fazia. Foram quatro anos de muita expectativa e ansiedade, mas enfim chegou o momento. Agradeço muito a comunidade de Santa Teresinha e os nossos formadores que nos enriqueceram de experiências e ensinamentos”, disse Walter, sobre seu primeiro e tão esperado envio.

Sergio Vinhote recebeu seu primeiro reenvio e agora se sente mais experiente e mais maduro para servir mais e melhor, nas comunidades e até mesmo no trabalho. “é uma nova fase de vida e do serviço também, com mais maturidade e disponibilidade no serviço de Deus e até expandido para além da paróquia chegando em quem precisa, como no meu caso que atuo também em meu trabalho, na Comunidade Católica de Porto Urucu, localizada em Coari, onde eu vou de 15 em 15 dias e é a única unidade da Petrobrás que tem uma capela é essa e onde nós temos a Graça de podermos celebrar a comunhão eucarística”, comentou o jovem ministro.   

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *