Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Serviço de Animação Litúrgica (SAL) promove encontrão da Pastoral da Liturgia

A Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes realizou neste sábado, 21 de setembro, na paroquia São José Operário Leste, a formação LITÚRGICA com o tema: Liturgia: Ação de Cristo e da Igreja. Preparar para bem celebrar. O evento foi assessorado pelo Serviço de Animação Litúrgica (SAL), da Arquidiocese de Manaus, contando com aproximadamente 82 participantes dos diversos setores que a compõe essa região.

O encontro iniciou com o Ofício Divino das Comunidades realizado pela equipe do SAL e, em seguida, foi feita a acolhida com todos os setores presentes. Na fala de Dom Tadeu bispo auxiĺiar de Manaus e referencial da região episcopal citou o enceramento da assembleia do regional Norte 1, em que estudaram o documento 109 (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil) e o Sínodo Pan-Amazônico, a verdadeira importância do sínodo para todo o povo católico, ressaltou também que o Sínodo será sobre os jovens.

“Os jovens são em maior número na região amazônica, eles são mais explorados pela questão da ecologia integral, são eles que vão levar a frente tudo aquilo que nos pensamos como igreja, nos temos que resgatar o magistério da igreja desde o Concílio Vaticano II”, disse Dom Tade que encerrou suas palavras destacando também a importância das formações litúrgicas para todos em comum um todo e que a liturgia precisa se renovar, mas sempre buscando conhecimento dos documentos que regem a nossa igreja.

Irmã Marines Cantelli (ppdm) deu início a formação desenvolvendo o tema: O que é pastoral litúrgica, é como prepara uma celebração/proposta de roteiro. Após o desenvolvimento os participantes foram divididos em grupos para as vivências e, após o término houve a ressonância com os mesmo e por fim os encaminhamentos finais com os debates entre os grupos. Para finalizar foi feita a avaliação e oração final.

Informações e fotos, colaboração: Edilúcio Carneiro, Equipe do SAL

 

 

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *