Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho Missionário RegionaI realiza assembleia formativa e eletiva na Maromba

Foi realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, no Centro de Formação Maromba da Arquidiocese de Manaus, Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) N1. Estiveram presentes, Dom Edson Damian (bispo referencial da missão no Regional Norte I e bispo diocesano de São Gabriel da Cachoeira); Ir. Carla Porfirio, coordenadora do COMIRE e como representantes da Igreja de Manaus (Pe. Evanir Rosa e Seminarista Matheus Marques do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e outros leigos pela IAM e JM do Alto Solimões, São Gabriel da Cachoeira, Roraima, Coari, Tefé e Borba.

A missa de abertura, realizada no dia 20, foi presidida por Dom Edson  que, na homilia partiu da percepção (conforme o evangelho do dia) da pessoa de Jesus, apresentada como missionário peregrino. Destacou a missionariedade da Igreja na Amazônia na perspectiva do Sínodo que se aproxima. Entre os participantes tinham representantes dos povos indígenas Ticuna (Alto Solimões) e Wanana (São Gabriel da Cachoeira). Pe. Marcelo – vice coordenador do COMIRE, fez assessoria com o Tema do Mês Missionário Extraordinário: Batizados e enviados, destacando as ideias: Missão Ad Gentes / Bento XV: é preciso descoloniza a missão (Maximum Ilud); Desmistificar que a missão seja evento. A missão não é um evento, mas é a essência da essência da Igreja: o Se batizados, então missionários; Agir localmente, pensando universalmente; A maturidade de uma Igreja Particular começa quando começa a enviar missionários o Partilha da pobreza; Conversão missionária pressupõe a conversão pessoal (a discípulos).

No segundo dia (21) da Assembleia foi conduzida no período da manhã pelos assessores Pe. Raimundo Gordiano, Coordenador do COMIDI, missiólogo, pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Anori – Diocese de Coari – AM, com o tema: MISSÃO AD GENTES E TERRITORIALIDADE AMAZÔNICA, em preparação da VII Semana Missionária dos seminaristas, religiosos e leigos nos dias 19 a 27 de outubro, que este ano ocorrerá na Diocese de Coari e Dom Edson Damian, bispo referencial para a Ação Missionária no Regional Norte I, com apresentação do Estudo do Instrumentum Laboris do Sínodo para a Amazônia – Necessidade de conversão em três dimensões: Conversão Pastoral (Evangelli Gaudium);  Conversão Ecológica (Laudato Si’); Constituição Apostólica (sobre a sinodalidade). Passar de uma pastoral de visitas para uma pastoral de permanência.

No período da tarde houve a apresentação do Programa Missionário Nacional pela Ir. Carla Porfirio – coordenadora do COMIRE N1, cujo o objetivo geral é Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, o Missionário do Pai, guiados pelo Espírito Santo, como Igreja em saída sinodal que traz no coração a opção preferencial pelos pobres, considerando os diferentes povos e culturas; irradiando o amor de Deus que é a fonte da missão, por meio da animação e formação missionárias, do compromisso profético social e da missão ad gentes, peregrinando com Maria rumo ao Reino definitivo.

Houve também apresentação das Prioridades e Projetos, como: Formação: Comunidades eclesiais missionárias (em comunhão com as novas Diretrizes da Ação Evangelizador da Igreja no Brasil); Animação Missionária: Conselhos missionários em todos os níveis (apelo para articulação); Rede de comunicação missionária (RECOMIS);  Missão Ad Gentes: Cada Igreja Particular, uma Igreja Irmã; Cada regional um projeto ad gentes para além-fronteiras; Preparação e recepção dos missionários que partem e regressam. Compromisso Profético-Social Diálogo e comunhão com as pastorais sociais; Igreja em saída; Ecologia Integral.

E, antes da celebração de encerramento, foi realizada a eleição da nova Coordenação do Comire que ficou sendo composta por:

Bispo Referencial: Dom Edson Damian.

Coordenadora: Ir. Carla Porfirio

Vice Coordenador: Pe. Raimundo Gordiano

Secretário: Alex

Membro I: Pe. Marcelo

Membro II: Francinete

   


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *