Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes realiza encontrão reunindo 600 Ministros

A Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, composta pelos setores Dom Luiz Soares; Maria Mãe da Igreja, São José Leste, Rio Solimões e Santa Rita de Cássia, realizou na manhã de 21 de setembro (sábado), um encontro que reuniu no auditório do Colégio Dom Bosco – Centro, aproximadamente 600 ministros da Sagrada Comunhão e da Palavra, com o objetivo de trocar experiências, receber formação e acertar os detalhes do próximo encontro, agendado para o ano que vem no Setor Rio Solimões, que abrange os municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro da Várzea. O evento finalizou com a celebração presidida por Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e referencial da Região.

O encontro teve por tema “Chamaste-me Senhor, para a sinodalidade em vista da missão”, começou às 7h30 com o café da manhã seguido da acolhida e momento de animação com música e apresentação de cada setor presente. Após a entrada da imagem de N. Sra. dos Navegantes, aconteceu o Ofício Divino das Comunidades e foi apresentado um vídeo, sobre a missão dos Ministros da Região Episcopal. Pe, Danival Lopes, pároco da Área Missionária Menino Jesus e paróquia N. Sra. do Carmo, veio na sequência para dar formação aos ministros, com a palestra A Palavra e a Eucaristia, alimentos para a sinodalidade, onde abordou o verdadeiro papel de uma ministro, ressaltando que a principal função de cada um é apenas de servir ao próximo, muito mais do que ser servido ou de querer aparecer.

No retorno do intervalo todos foram recebidos com muita animação, música e sorteio de brindes enquanto a equipe de organização ia preparando o ambiente para a Santa Missa. Em sua homilia, Dom Tadeu falou um pouco a respeito do encontro com os bispos do Regional Norte 1 (AMM/RR), realizado entre os dias 16 e 19 de setembro, que serviu como um evento preparatório para o Sínodo para a Amazônia. “Três palavras marcaram amplamente essa preparação para o Sínodo: diálogo, profecia e presença, palavras que também nos ajudam a seguir em nosso projeto missionário do outro lado do rio, pois é preciso entender qual é a essência da ação missionária da igreja, porque antes de tudo o missionário precisa ser uma pessoa de convicções profundas, pois é daí que surge a mística e a espiritualidade cristã, que alimenta nossa fé para testemunhar aquilo que acreditamos e que isso nos fortaleça mesmo diante dos desafios a serem superados e obstáculos que vamos encontrar como missionários, que envolve a cruz, o conflito e a perseguição”, comentou Dom Tadeu.

Antes de finalizar a celebração, a equipe de coordenação dos ministros da região episcopal, que ficou responsável pelo encontro, subiu ao palco para oficializar o convite para todos participarem do próximo encontro, a ser realizado entre fevereiro ou março de 2020. “Nós ministros iremos fazer essa missão no Setor Rio Solimões, durante a assembleia de dezembro iremos verificar o local que nós vamos, mas a ideia é que cada setor visite um desses municípios que compõe o Setor Rio Solimões e assim fazermos a igreja em saída conforme o Papa Francisco nos pede e esse foi o motivo do encontro de hoje, formação e traçar as metas dos próximos encontros”, explicou Welton Matos, da equipe de coordenação.

Fotos colaboração, José Mota.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários