Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Livro de Crônicas de Dom Sergio é lançado durante a 47ª Assembleia do Regional Norte 1 (AM/RR)

O livro “Primeiras Crônicas de Dom Sergio Eduardo Castriani”, organizado pela escritora e membro da Academia Amazonense de Letras, Carmen Nóvoa Silva, reunido as crônicas escritas pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus nos anos de 2013 e 2014, publicadas no Jornal Em Tempo, foi lançado na noite desta quarta-feira (18/9) como parte da programação da 47ª Assembleia do Regional Norte 1, que está acontecendo desde o dia 16/9 no Centro de Treinamento Maromba, contando com a presença de 90 participantes, entre bispos, padres, religiosos(as) e leigos (as) das nove dioceses/prelazias dos estados do Amazonas e Roraima.

Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus e Vice-Presidente do Regional Norte 1, conduziu a abertura do momento que iniciou por volta das 19h15 com a apresentação do Hino da Prelazia de Tefé, que narra um pouco da vida de Dom Sergio que era bispo da prelazia antes de se tornar Arcebispo de Manaus. Logo após, Dom Tadeu convidou a idealizadora da obra para compor a mesa que, de acordo com Carmen Nóvoa, o livro tem como objetivo, imortalizar os textos que Dom Sergio escreveu toda semana em jornais locais e que agora viraram crônicas e estão reunidos nessa coletânea junto com algumas fotos de homenagens que ele recebeu.

A obra possui 230 páginas, contendo 90 crônicas, um memorial fotográfico, entrevistas da web e bibliografia e está sendo vendido no Centro Arquidiocesano São José, no valor de R$ 60,00. “Os textos são bem diversificados por causa da temática diferenciada que era abordada toda semana, são artigos pessoais resultado de noites acordado escrevendo de madrugada, semana após semana e o povo começou a gostar e comentar o texto que ‘o arcebispo escreveu’. Antes eu era de falar mais e de escrever menos, hoje a minha realidade é outra e sou de falar menos e escrever mais. Obrigado a todos”, agradeceu Dom Sergio.

A opinião dos amigos leitores

“Quando a gente lê um artigo de uma pessoa inteligente a gente entende a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Mas quando a gente lê uma matéria um artigo de alguém inteligente e sábio, a gente entende e se alimenta. E Dom Sergio continua nos alimentando, e desejo que continue escrevendo para continuar nos alimentando pela Palavra, sobretudo pela sabedoria e pelo seu testemunho de vida”, disse Dom Mário Antônio, bispo da diocese de Roraima e atualmente o 2º vice-presidente da CNBB.

“Nas suas homilias, Dom Sergio fala das coisas de Deus, permeadas com as coisas da vida e nessas crônicas, Dom Sergio fala das coisas da vida, permeada das coisas de Deus. A seleção e a edição destes textos contidos no livro faz com que a gente possa ler na sequência que está no livro ou de modo salteado. Foi muito bom acontecer o lançamento neste encontro, numa assembleia em que nós estamos numa expectativa muito rica para esse Sínodo, onde Dom Sergio estará com a gente nos acompanhando nas suas orações”, comentou Pe. Zenildo Lima, Reitor do Seminário São José.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *