PJ realiza Seminário Sobre Saúde Mental – Cristo vive e quer-te vivo!

A Pastoral da Juventude (PJ), organizou na manhã deste domingo (15/9), o Seminário Sobre Saúde Mental, realizado de 8 às 12h nas dependências do Santuário Nossa Senhora Aparecida, contando com a presença de pjoteiros vindos de todos os setores da Arquidiocese de Manaus, além de padres, religiosos e profissionais especializados nos temos que foram abordados, entre eles: dependência química, depressão, ansiedade, estresse, suicídio e muitos outros.

Entre os profissionais convidados estiveram os psicólogos: Carlos César, Joselita Nunes, Elaine Cristina e a assistente social, Valcélia Dias. De acordo com Aline Vasconcelos, da equipe de organização do evento, a ideia do seminário partiu dos próprios jovens durante a assembleia da PJ. “Um dos clamores dos jovens foi sobre a saúde mental e não podemos fingir que isso não está acontecendo pois é uma realidade que nos cerca, por isso começamos estudar e fizemos um subsídio bem básico e acessível, onde definimos os temas que seriam abordados neste encontro”, disse Aline.

Segundo o Secretário Arquidiocesano da PJ, Gabriel Barbosa, estiveram envolvidos na organização do evento, um ou dos representantes de cada setor. “Esse é o primeiro seminário envolvendo diversos temas que hoje em dia atingem os jovens, começamos as 8h com um café e acolhida dos jovens que vieram de todas as partes, depois tivemos uma mística no formato de encenação teatral mostrando o jovem sofrendo de todos os sintomas que aqui serão abordados e finalizamos com a ‘cultura do bem viver’, pois não adianta a gente problematizar e não tentar solucionar aquilo que vem afetando os jovens” comentou Gabriel.

Fotos colaboração: Irmão Marista Roniton Neves, assessoria da PJ