Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realiza formação para lideres

Nos dias 13 e 14 de setembro, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), organizou o encontro de formadores que foi realizado das 8h30 às 15h30 no auditório Mãe Paula, localizado no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam). O encontro contou com a presença das assessoras: Irmã Ketty Folli, coordenadora da PPI do Estado do Paraná; Livercina Xavier, Idealizadora e coordenadora estadual de projetos da PPI; e Margarete Toldo, coordenadora da PPI na diocese de São José dos Pinhais, situada na região metropolitana de Curitiba, que vieram diretamente do Paraná, para dar formação para as 20 líderes que trabalham na PPI de Manaus que estiveram presentes no encontro.

Durante o encontro foi debatido os objetivos da PPI com o intuído de auxiliar, capacitar e traçar um perfil com as características que cada agente deve ter durante a visita aos idosos com base no Manual do Coordenador trazido pelas assessoras de Curitiba. O encontro também teve momentos de confraternização, dinâmicas e troca de experiências das duas realidades (AM e PR) e finalizou com a oração e envio das agentes que foram ungidas com o bálsamo de Nardo, uma espécie de óleo aromático perfumado. “Esse é bálsamo que Maria Madalena levou em seu vaso de alabrastro para ungir o corpo de Jesus na manhã da Páscoa e hoje foi usado aqui para que cada líder possa ser um bom perfume de Jesus no meio das pessoas idosas”, disse Ir. Ketty.

De acordo com Margarete Toldo, uma realidade comum em quase todo o país e o maior problema com que a PPI lida, é a violência contra os idosos. “A violência seja moral, financeira, física, emocional continua sendo o maior problema com que lidamos, pois em todo o lugar o idoso não está nem em segundo plano, ele fica em ultimo plano e isso que queremos tentar reverter. O Manual do Coordenador é o resultado de várias oficinas realizadas pela equipe nacional da PPI, que foram coletando dados durante vários anos, reunindo várias realidades e no fim foi elaborado essas orientações”, comentou Margarete.

  



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) realiza formação para lideres”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *