Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Festejos de São Raimundo Nonato encerram com procissão, missa e arraial

Após um mês intenso, com uma programação repleta de atividades sociais e religiosas em homenagem ao padroeiro, a paróquia de São Raimundo Nonato, organizou na noite deste sábado uma verdadeira festa, encerrando os festejos do santo padroeiro das grávidas, com uma missa campal presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, concelebrada pelo pároco, Pe. Ricardo Pontes, pelo Pe. Luiz Miguel, auxiliados pelo diácono Francisco Andrade.

Esse ano os festejos tiveram como tema: Semeando Justiça e Paz na Amazônia, solo sagrado! e o lema foi: O fruto da Justiça será a Paz. A obra da Justiça proporcionará segurança e tranquilidade eternas (Is 32,17). Sendo uma das festas mais tradicionais de Manaus, não é de se admirar que o encerramento dos festejos do patrono de um dos bairros mais conhecidos da cidade, reunisse não apenas os moradores locais, mas também os devotos vindos de bairros adjacentes e até mesmo mais distantes, fazendo uma verdadeira festa da fé e muito participativa do início ao fim.

A procissão teve início ás 18h, com os fiéis e devotos percorrendo as principais ruas do bairro. Os que não puderam ir, ficaram aguardando e rezando no espaço montado em frente à Praça Ismael Benigno. O trajeto durou um pouco mais de uma hora contando com a participação de Dom Sergio, que percorreu uma parte a pé, como todo bom pastor, dando exemplo para as suas ovelhas. No retorno, a celebração teve inicio com a entrada da imagem do Santo sendo carregado no andor enquanto os fiéis aplaudiam,  logo na sequencia, veio a procissão de entrada com os coroinhas, ministros, padres sendo saudados com cantos e palmas também.

O tríduo que antecede o dia da festa aconteceu entre os dias 28 e 30/08, e foi realizada dentro da igreja que leva o nome do santo. Vários fiéis participaram às três noites. A primeira missa foi presidida pelo pároco. Os padres Alcimar Araújo, da Paróquia São Pedro Apóstolo do bairro Petrópolis, e Frei Paulo Xavier, da Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis do Centro de Manaus, foram convidados e presidiram as duas últimas celebrações, com a concelebração do padre Ricardo Pontes. O arraial aconteceu nas noites dos dias 30 e 31. Na primeira noite, o grupo Amigos do Pagode, animou a plateia. Em seguida, o tão esperado e tradicional Super Bingão. Após, uma breve vigília foi feita à espera da virada para o dia do padroeiro.

A segunda noite contou com o alto astral da banda católica Epiphania. Em seguida, o tradicional bolo do padroeiro foi apresentado à comunidade. Após o canto dos parabéns e a benção especial, o bolo foi repartido e distribuído para os comunitários. Enquanto isso, o ritmo da toada tomou conta da praça ao som de P. A. Chaves e Banda.

Ação Social

A comissão do meio ambiente da paróquia e agentes da equipe de educação ambiental da Prefeitura de Manaus, realizaram na manhã deste sábado (31), um mutirão nas ruas do entorno da paróquia, para conscientizar os moradores da área sobre o descarte dos lixos e outros serviços. A ação faz parte da programação dos festejos, inspirados no Sínodo para a Amazônia, que será realizada em outubro, sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente na área urbana.

Texto e fotos, colaboração Nathan Nascimento / Pascom Paróquia São Raimundo Nonato

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *