Arquidiocese de Manaus prepara novos diáconos para o serviço na igreja

Neste ano a Arquidiocese de Manaus está preparando 12 candidatos ao diaconato permanente, os 12 já receberam o ministério do leitorato que é onde o candidato é convidado a proclamar a palavra de Deus.

Você aí deve estar se preguntando o que é diácono não é mesmo? Existem dois tipos de diáconos, o transitório e o permanente. O diácono transitório são aqueles homens que estão se preparando para o sacerdócio e em um determinado tempo próximo a sua ordenação, cerca de 6 meses há 2 anos dependendo da congregação recebem o ministério do leitorado, onde podem proclamar a palavra de Deus e realizar o culto da Palavra, a Santa Missa só poderá ser realizada após a sua ordenação como presbítero.

O diácono permanente são homens leigos, casados, com família constituída e com caminhada na igreja. Para estes a função de diácono é permanente, após a ordenação diaconal se tornam Clérigos, onde realizam o culto da palavra e participam ativamente da vida em comunidade.

Dom José Albuquerque bispo auxiliar de Manaus é o bispo referêncial dos candidatos ao diaconato  e explica algumas das fases dos candidatos ao diaconato.

A primeira fase é o discernimento vocacional.

Após serem admitidos eles entram na etapa do propedêutico que é um período preparatório para serem admitidos para a escola diaconal.

O primeiro ministério é o de leitor, segundo ministério é o acolitato que em geral é concedido no quarto ano de teologia, após isso se preparam para receber o sacramento da ordem.

No dia 11 de Agosto foi dia de São Lourenço padroeiro dos diáconos, que neste mês vocacional rezemos por estes dons e serviços ao reino de Deus.

Ouça a matéria na íntegra:

Rádio Rio Mar – Rafaella Moura