Missa e Gincana Bíblica celebram o dia dos catequistas da Arquidiocese de Manaus

Aproximadamente 600 pessoas participaram na manhã deste domingo (18/8), da Gincana Bíblica Catequética, que reuniu na quadra coberta do Colégio Preciosíssimo Sangue (CPPS), catequistas e coordenadores de catequese de praticamente todos os setores da Arquidiocese de Manaus. O evento foi organizado pela Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS), tendo como tema “Catequistas e o Discernimento da sua vocação” e o lema: “Chamado a ser profeta desde o ventre materno” (Jr 1, 5) e contou com a presença do Bispo Auxiliar, Dom José Albuquerque.

O evento começou às 7h com a acolhida e, às 8h foi realizada a celebração em homenagem ao dia do catequista, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e concelebrada pelo Pe. Justino Martinez, deixando a igreja do CPPS completamente lotada. De acordo com Maria Otalina de Andrade, vice-coordenadora da CAS, a celebração foi uma forma de comemorar antecipadamente com os catequistas, para que no ultimo domingo eles possam comemorar o seu dia na sua própria comunidade, por isso que essa edição conta com a participação exclusiva dos catequistas.

“Sabemos que muitos catequistas querem comemorar junto de sua comunidade, por isso antecipamos essa comemoração realizando essa missa para os catequistas de todos os setores e na sequência vamos ter nossa gincana que tem como objetivo principal de promover a interação e a confraternização entre os setores”, disse Otalina que, antes do final da celebração, leu a mensagem de Dom José Antônio Peruzzo, bispo de Curitiba (PR) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a animação bíblico-catequética, contendo algumas palavras de incentivo, apoio e agradecimento aos catequistas.

Após a celebração, todos foram convidados a desfrutar de um café da manhã para revigorar as forças antes de começar as provas da gincana que envolveu entre outras tarefas: corridas de saco; apresentação das caracterizações dos profetas bíblicos; perguntas e respostas com torta na cara; dança com limão; apresentação de música, teatro e poesia. Na banca dos jurados estiveram: Rose Medeiros, Coordenadora Regional Norte 1 de animação bíblico-catequética; Esther Chacon, Coordenadora da Pastoral Vocacional; Patrícia Cabral, coordenadora arquidiocesana do conselho de Leigos e Leigas; Ir. Danielle de Araújo, representando a congregação das irmãs discípulas e o Pe. Justino, formador do Itepes.