Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Região Episcopal N. Sra. dos Navegantes realiza celebração de Abertura da Semana Nacional da Família

E a família, como vai? Esse o tema que será abordado durante a Semana da Família, que teve a sua abertura oficial com missas realizadas na noite desta sexta-feira (8/8), nas três Regiões Episcopais da Arquidiocese de Manaus. Na Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, composta por cinco setores, a celebração ocorreu na paróquia São Pedro – bairro Petrópolis, sendo presidida pelo bispo auxiliar e vigário episcopal da região, Dom Tadeu Canavarros, concelebrada pelo pároco, Pe. Alcimar Araújo, auxiliados pelo diácono Ademar Mendes.

Durante a homília, Dom Tadeu enfatizou que no seguimento de Jesus não há espaço para egoísmo, para pensar em si só, pois aqui na igreja nós aprendemos a pensar como família e a colaborar uns com os outros. “O caminho de Jesus não é uma passarela de glória revestida de luzes e sim uma estrada dificil e esburacada, porque é um caminho de cruz. Dentro da família, muitas vezes os problemas são causados quando começamos a pensar só em sí, mas nós, como bom agricultures do Senhor, devemos viver a experiência da fé, para de fato saber como semear e educar os filhos com os valores cristãos”, disse Dom Tadeu.

Também enfatizou o tema da Semana da Família Nacional desse ano, que comemora 25 anos da pastoral familiar. “Esse ano temos um tema fácil que envolve o ano jubilar da Pastoral da Família e, essa semana nos convida a rezar e trabalhar diante desta pergunta: E a família como vai? Somos convidados de uma maneira muito especial a ajudar aos jovens a construir sua família, pois a vivência por meio das pastorais, dos serviços, dos sacramentos, nos ajuda a viver esses valores. Fazer essa sintonia entre aquilo que é valor e aquilo que nós cremos é uma profunda experiência de fé e que marca nossa vida por meio do seguimento de Jesus, que se dá também no meio da família”, comentou o bispo.

Mensagem do Presidente da Comissão Episcopal Vida e Família

Antes do fim da celebração, foi exibido um vídeo onde Dom Ricardo Hoepers, Presidente da Comissão Episcopal Vida e Família, falou sobre algumas palavras sobre a semana da família e até salientou os quatro pilares das novas diretrizes da CNBB para a igreja do Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

“Estamos no mês vocacional, mas também estamos no mês da semana da família e sabemos que se a família estiver bem, as vocações viram com abundância, por isso que possamos sempre meditar da Palavra que nos alimenta,  ter o Pão, que nos permite celebrar, a Caridade que é a força que nos leva servir e responder nosso chamado, assim como a Missão, que todos nós temos de fazer acontecer aqui e agora o reino de Deus”, comentou Dom Ricardo.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *