Pastoral da Criança realiza assembleia eletiva no centro de formação da Arquidiocese de Manaus

No último sábado a Pastoral da Criança esteve no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus – CEFAM, para avaliar o trabalho desenvolvido de outubro de 2018 a junho de 2019 e escolher a nova equipe que estará à frente da Pastoral entre os anos de 2020 a 2022.

Pela manhã foi realizada uma avaliação do número de pessoas capacitadas durante o período de outubro de 2018 a junho de 2019. Cerca de 45 pessoas foram capacitadas e esse momento foi importante para avaliar quais os frutos desses novos agentes.

O principal trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança neste período foi a capacitação de novos líderes e um momento de integração com o Encontrão de líderes que foi realizado nas três regiões episcopais, – Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora dos Remédios.

Uma das metas que devem conseguir até outubro deste ano é de aumentar em até 5% o acompanhamento das crianças e a pastoral já conseguiu 2,7%. No primeiro trimestre de 2019, foram acompanhadas 2.600 (duas mil e seiscentas) crianças.

De acordo com a Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança Inês Monteiro, nos últimos três anos a Pastoral da Criança vem fortalecendo as ações básicas do líder que são: visita domiciliar, Celebração da Vida e reunião de reflexão e Avaliação. “Nós realizamos a Capacitação para novo líderes, oficina de formação continua integrada para os lideres atuantes e a continuação da implantação do acompanhamento nutricional” disse.

Segundo a coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança, Lúcia Cleide, uma outra proposta é o uso de um aplicativo disponível para androide e IOS para a visita domiciliar. “ A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança está propondo para que o líder acompanhe as crianças através do aplicativo no celular, que não é algo novo pois já foi implantado em 2017 e agora estamos implantando nas paróquias e comunidades aqui no Amazonas.  Antes a visita acontecia por meio de anotações e depois disso se fazia um apanhado das informações de todos os líderes e depois a Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade – FABS, que era enviada pelo correio para a coordenação nacional, com essa nova metodologia o líder realiza a visita normalmente, porém ele já vai registrando os dados da criança através do aplicativo’’, afirmou a coordenadora.

A eleição ocorre da seguinte forma: Quatro pessoas para concorrem a lista tríplice. Os Coordenadores Paróquias votam em três nomes para compor a lista tríplice, destas três pessoas mais votadas o Arcebispo ratifica uma pessoa para ser o Coordenador Arquidiocesano. Após isso, os coordenadores paróquia elegem o suplente do coordenador arquidiocesano e os demais que ficaram na lista tríplice fazem parte da equipe de apoio da Coordenação Arquidiocesana.

Entre as mais votadas estiveram:

Lúcia Cleide da Silva Soares – Coordenação Arquidiocesana
Sara Jane Costa – Suplente
Lurdes Cruz – Apoio Arquidiocesano

A Pastoral da Criança tem 32 anos de missão em Manaus e acompanha 2.514 crianças, 2.033 famílias e 269 líderes estão neste serviço de evangelização.

Estiveram presentes no evento capacitadores, as coordenadoras de área, e o Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sergio Castriani.