Jovens da Paróquia Santa Teresinha recebem sacramento do Crisma

Noite deste sábado (27/7), o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, celebrou a confirmação do batismo em 45 jovens crismandos da Paróquia de Santa Teresinha, situada no bairro do Alvorada 2 – Região Episcopal Nossa Sra. dos Remédios. A solenidade foi concelebrada pelo pároco, Pe. Cairo Gama, junto com os padres Kleython Cabral (vigário paroquial) e Cândido Andrade (convidado), auxiliados pelo diácono Ricardo Pereira.

De acordo com Elba Rodrigues, coordenadora geral da catequese, essa é a primeira turma dos jovens, no dia 16 de agosto serão mais 45 que vão receber o sacramento, mas só receberão os certificados após os encontros da mistagogia. “Tudo foi baseado no método do IVC, por isso as turmas ainda terão mais três encontros de mistagogia e só depois vão receber os certificados. Foram dois anos de formação com encontros todo fds e acredito que fizemos uma bela celebração com a participação dos crismandos, principalmente no final com a dinâmica realizada dentro da igreja que foi uma ideia do padre Kleython.

O clima entre os crismandos era uma mistura de alegria com emoção. Para alguns foi até difícil segurar às lágrimas na hora da imposição das mãos de Dom Sergio, mas no fim tudo virou festa, mas com a certeza que a caminhada não terminou e sim que está apenas começando. “Foi um momento muito especial e muito esperado após um longo tempo de preparação e sem dúvida a emoção é muito grande, uma experiência única de proximidade com o Espírito Santo. Já participo do grupo de oração Divina Misericórdia e a minha perspectiva é continuar na paróquia, na caminhada e evangelizando outros jovens”, comentou a jovem Camile Martins.

As palavras do pároco

Há um mês aconteceu na paróquia o Crisma de adultos e dessa vez a primeira parte da turma dos jovens recebeu o sacramento. Em ambas celebrações a igreja esteve completamente lotada e participativa, desde acolhida, equipe de música, liturgia, tudo funcionando em sintonia e comunhão entre a comunidade e as pastorais. De acordo com o Pe. Cairo, isso é resultado do fruto de um trabalho realizado ao longo de oito meses que contagiou muitos agentes de pastorais, sobretudo a catequese, culminando com duas belas crismas.

“Participar desse momento celebrativo, é perceber que a comunidade e a paróquia estão de acordo com o evangelho, que é de anunciar a Boa Nova a todas as pessoas. Então os jovens, a catequese, a paróquia estão de parabéns, sabemos que foi difícil chegar aqui, mas não foi impossível, o trabalho é árduo, mas quando trabalhamos no reino de Deus tudo fica mais agradável. O crisma vem também confirmar que eu e padre Kleython estamos no caminho no processo de evangelização junto à paróquia de modo geral, foram frutos plantados que agora começam a ser colhidos”, disse.