Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Encontrão anual reúne coroinhas da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Na manha deste sábado (27/7), a Comunidade Santa Mônica, situada à Rua Prof Manuel Belém s/nº, Conjunto Manôa – Cidade Nova, recebeu aproximadamente 600 coroinhas que participaram do Encontrão Anual dos Coroinhas pertencentes à Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, que é composta por cinco setores da Arquidiocese de Manaus.

O evento teve como tema “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos” (Sl 24, 4a), iniciou às 7h, com acolhida e animação, seguido da bênção do café às 7h30min no salão paroquial e, às 8h30, a santa missa presidida pelo bispo auxiliar e vigário episcopal da região, Dom José Albuquerque, concelebrada pelo pároco da Área Missionária Santa Mônica, Pe. Cláudio Trabacchin, além da presença dos Pe. Humberto Vasconcelos e Afonso Amane.

O Bispo auxiliar Dom José reafirmou na homilia: “como é bonito ver o empenho de vocês que são chamados a fazer parte do grupo dos coroinhas certamente há uma busca por algo a mais. Vocês são uma presença marcante e valorizada, estou aqui antes de tudo para agradecer a Deus pela presença de vocês na nossa caminha eclesial e trago comigo o abraço de Dom Sérgio que tem um amor imenso por cada um de vocês”. Após a missa todos retornaram ao salão para dar continuidade ao encontro, conduzido por Dom José na apresentação dos religiosos e sacerdotes presentes, seguido do testemunho vocacionais.

Pe Humberto, pároco da Área Missionária Santa Helena, reitor do Propedeutico, deu seu testemunho,  contando sobre a sua experiência iniciada como coroinha, vindo de uma família protestante , disse como foi importante viver em comunidade, decidindo ser religioso e posteriormente retomando a ser diocesano, terminou dizendo que é preciso confiar na vocação. Irmã Pasquita Jacob Kikula, original da Tanzania, missionária da Consolata, testemunhou as dificuldades para permissão da família de seguir sua vocação e reafirmou que é preciso coragem e oração para seguir a vocação.

O Seminarista Luiz Fernando Levati Pereira, ingresso no seminário Propedeutico este ano, original da Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Área Missionária São Francisco das Chagas, testemunhou que ano passado estava no encontro da região episcopal como coroinha, recordado os passos para discernir a vocação passam pela presença na caminha eclesial, dando coragem por ser tão jovem de dizer sim a Deus.

O Casal Cleverson Barbosa da Silva e Flávia Santiago Souza Barbosa da pastoral familiar da Área Missionária Santa contou como é necessário o conhecimento e experiência de Deus para discernir a vocação do matrimônio. Por fim, houve agradecimento e bênção realizada pelo Pe Humberto e sorteio de brindes de artigos religiosos.

Fotos: colaboração, Vithoria Aguiar

Informações: colaboração, Kathllen Prestes.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *