Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão e missa solene marcam o encerramento dos festejos de Sant´Anna

Procissão e missa finalizaram na noite desta sexta-feira (26/7), os festejos de Sant´Anna que teve como tema “Aprendendo com Sant´Anna a buscar novos caminhos para a igreja na Amazônia” e lema “Andem pela Amazônia e escutem o que o povo diz”. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani e concelebrada por Frei Paulo Xavier, pároco da paróquia de São Sebastião, de onde teve início a procissão fazendo uma breve caminhada pela Rua 10 de Julho até à Capela da Santa Casa de Misericórdia, onde foi realizada a missa solene.

Após a procissão, todos que estavam presentes se dirigiram para a Capela que ficou completamente lotada e, antes do inicio da celebração, Frei Paulo deu as boas-vindas a todos e falou da importância daquele lugar dentro do contexto celebrativo. “Esta capela, que é dedicada a Sant´Anna, faz parte de um lugar que já acolheu e cuidou de muitas pessoas e hoje está esquecida e precisando de misericórdia. Desde setembro do ano passado nós estamos tentando resgatar toda a tradição e a cultura religiosa que as pessoas que por aqui passaram, puderam testemunhar. Sabemos que este é um espaço que está esquecido há 14 anos, mas nós queremos transformar num espaço de dignidade e de vida em abundância para todos”, comentou o Frei.

De acordo com o Frei, a primeira noite do tríduo contou com a presença da pastoral do povo da rua, principalmente dos moradores que utilizam o espaço da Santa Casa como sua moradia, na segunda noite contou com a presença das pessoas que nasceram ou se trataram na Santa Casa e a terceira noite foi para o publico em geral. Todo esse contexto foi levando em conta na homília de Dom Sergio que foi proclamada pelo Frei. “Estamos hoje nessa capela que já testemunhou tantas situações de dor, mas também de solidariedade, pois os hospitais são lugares de humanidade, somos humanos, temos sentimentos, precisamos de carinho, de cuidados e por isso nós apegamos com os santos que viveram a realidade da vida como nós, como por exemplo, Sant´Anna e São Joaquim”, disse Dom Sergio em sua homilia.

Outro motivo que foi lembrado durante a celebração, foi a homenagem a todos os avós, visto que Sant´Anna e São Joaquim foram os avós de Jesus. “Os avós tem um papel fundamental nesse exercício da família, nessa convivência familiar e é tão bonito a gente poder fazer nessa celebração, uma homenagem a todos eles e também um grande encontro de irmãos e irmãs”, disse o Frei. “A festa de hoje, é a festa da família de Jesus e de seus avós, e é muito bom ter avó e avô, pois a vida já lhes ensinou que tudo tem sua hora e vez. Por isso viemos hoje, festejar o vovô Joaquim e a vovó Anna, pedindo do primeiro a sabedoria e de Sant´Anna a misericórdia que é a força que move o mundo”, completou Dom Sergio em um dos trechos de sua homilia.

Ao final da celebração, todos participaram do arraial com comidas típicas realizado na área externa da capela, tudo de graça e com som ao vivo, trazendo o casal de cantores amazonenses Candinho e Inês cantando os clássicos da música popular amazonense. “Não pude vir nos outros dias, mas hoje eu consegui vir e a festa tá muito bonita, tem muita gente e foi muito participativa desde a procissão, missa, arraial e tudo mais. Serve até como incentivo para as pessoas que moram aqui nas redondezas a participarem também das celebrações e dos próximos eventos que tiveram aqui na capela da Santa Casa”, comentou dona Cacilda Paiva, da pastoral do dízimo.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



One comment on “Procissão e missa solene marcam o encerramento dos festejos de Sant´Anna”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *