Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Setor Pe. Ruggero Ruvoletto realiza formação para Ministros da Palavra

Nos dias 11 e 12 de julho, o Setor Padre Ruggero Ruvoletto – Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, realizou a primeira formação com os Ministros da Palavra, contando com a participação de representantes de todas as cinco áreas missionárias que compõem o setor. A formação foi realizada das 19 às 21h na Comunidade São Pedro, situada na rua São João, 199 – Parque São Pedro, pertencente à Área Missionária Tarumã, tendo como assessoras Conceição Leal e Zélia Reis da equipe do Serviço de Animação Litúrgica (SAL), que abordaram o Doc. 108 da CNBB, intitulado Ministério e Celebração da Palavra. Fora os ministros, também participaram alguns padres responsáveis pelas áreas missionárias, além de Dom José Albuquerque, bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus e vigário episcopal da região.

“Como Ministros enviados pela igreja para celebrar com o povo de Deus, a gente precisa se preparar e conhecer cada vez mais e por isso estamos aqui, pois esse encontro está em sintonia e em resposta à nossa X Assembleia Pastoral Arquidiocesana (APA), e faz parte de um projeto de uma formação permanente de leigos e leigas, que tem o intuito de se fazer um estudo com base nas orientações das assessoras do SAL. Sabemos que em dois dias não vamos poder abordar todos os assuntos do Doc. 108, mas aqui já é o primeiro passo para depois vocês conversarem com os padres, com as religiosas e até mesmo com outros ministros, tudo isso para nos preparar para o livro Celebração da Palavra, um documento que em breve nos será apresentado”, disse Dom José.

De acordo com Patrícia Cabral, vice coordenadora do Setor Pe. Ruggero, Celebração da Palavra é um documento que foi idealizado em 2015, em um encontro dos bispos do Regional Norte 1, em São Gabriel da Cachoeira. “Na ocasião se imaginava um documento para as comunidades que não possuem nem ministros e nem padres, ou que os padres só vão algumas vezes ao ano gerando a dificuldade dessas comunidades de terem a eucaristia. Em virtude disso foi lançado esse documento esse ano, onde a apresentação é feita por Dom Sergio, arcebispo Metropolitano de Manaus, numa linguagem bem popular para qualquer pessoa da região possa ler e interpretar, pois ele é um roteiro, dizendo os pontos que os Ministros da Palavra devem atuar”, explicou Patrícia.

A ideia é que esse documento esteja na mão de todos os Ministros da Palavra do Regional Norte, após uma apresentação e uma formação específica para todos os Ministros. Para o Pe. Agnaldo Batista, pároco da Área Missionária Tarumã, essas formações são de extrema importância e é apenas a primeira de uma sequência de outras que virão, pois uma próxima já está sendo organizada para novembro. “A Arquidiocese de Manaus trabalha muito a liderança leiga e, em se tratando de Ministros da Palavra, esse é ume momento muito importante, por que eles fazem nas comunidades esse caminho muito bonito, de falar da Palavra de Deus com muita boa vontade. Eu creio que essa formação que esta sendo dada aqui no setor, vai ajuda-los a entender melhor a missão deles e a colaboração que eles podem dar na evangelização”, comentou.

A formação teve uma média de 60 pessoas por dia e, entre os assuntos abordados estiveram: O Ministério da Palavra no Novo Testamento, A Eficácia da Palavra, Os documentos que abordam o ministério da Palavra, O Dom da caminhada na magistério da Igreja, A celebração da Palavra de Deus, e Ritos da Celebração da Palavra, onde nesse capítulo foi pontuado alguns momentos (ritos iniciais, liturgia da Palavra, coleta fraterna, louvor e ação de graças, comunhão eucarística e ritos finais). “Eu acredito que essa formação foi de grande valia para nosso setor, sobretudo para nossa área missionária do tarumã que se estende por várias comunidades aqui da periferia aqui da zona norte”, disse Wellington Vital, ministro que se prepara para seu reenvio no próximo dia 21 de julho na Comunidade São Pedro.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *