Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Arquidiocese é representada em encontro de formação sobre a dimensão pastoral e missionária de novos padres

Acontece de 8 a 12 de julho, em Guarulhos – São Paulo, o Encontro Nacional de Formadores, que trabalha a temática da dimensão Pastoral-Missionária da Formação do futuro presbítero. Este é um encontro anual promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do qual o Pe. Zenildo Lima, reitor do Seminário São José, é vice-presidente.

Representam a Arquidiocese de Manaus, além do padre Zenildo Lima, os formadores do Seminário São José: padre Leonardo dos Santos e padre Marciney Marques, e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque, que destaca a necessidade de momentos como este, de constante aprendizado para melhor formar os futuros padres.

A OSIB é um organismo ligado à Comissão de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como bispo referencial, Dom José Albuquerque. A OSIB se ocupa da articulação de todo o processo de formação presbiteral, dos seminários e particularmente da formação da equipe formativa dos seminários. Ela se organiza também nos regionais da CNBB, com suas diretorias.

“Esse é um encontro anual e nessa edição somos quase 100 participantes, entre bispos, padres e formadores de Seminário. O tema desse ano é sobre a dimensão pastoral do futuro presbítero, um tema muito relevante e estamos sendo assessorados por um teólogo, Monsenhor Antônio Catelan, do clero do Paraná e que faz parte da equipe internacional de Teologia”, explicou Dom José, que aproveitou o momento para salientar também a participação dos seminaristas de Manaus em outro encontro nacional.

“Vale a pena lembrar que também estamos em sintonia com o terceiro Encontro Nacional dos Seminaristas, que está acontecendo em Santo Antônio da Patrulha (RS), que está iniciando hoje (10/7) e será concluído no próximo domingo (14/7) e do nosso Regional Norte 1 temos 10 participantes representando o nosso Seminário São José. São momentos felizes pois reconhecemos que precisamos cada vez mais nos prepararmos para os desafios da missão de sermos igreja e de ajudarem os nossos jovens a se encantarem pela vocação e se prepararem bem para serem sacerdotes do Senhor”, concluiu Dom José.

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *